topo_cabecalho
Use as férias para investir em você

A estudante de arquitetura Mariana Uhrigshardt Farrão, 23 anos, conta que escolheu cuidadosamente o que levará para sua viagem de férias. Teve de dividir bem o espaço, não pela grande variedade de roupas que pretende levar, mas para conseguir acomodar na mesma mala os livros e o resto da bagagem. Enquanto a maioria das pessoas prefere aproveitar as férias com uma viagem de descanso e lazer, Mariana pretende investir em sua capacitação profissional. Não terá férias dos livros e trocará a sala de aula brasileira por uma chinesa. Durante três semanas, participará de um curso de sustentabilidade na Universidade de Xangai e terá a oportunidade de conhecer a Cidade Proibida, a Muralha da China, além de participar da Expo Xangai 2010.

 

Embora o cronograma do mês de julho se dedicasse inicialmente à busca por uma oportunidade de estágio, Mariana decidiu se inscrever no Programa de Bolsas de Estudos do Santander Universidades TOP China. "Quando vi o anúncio pelos corredores da faculdade arrisquei me inscrever sem pensar nas possíveis consequências. Deixei para tomar as devidas decisões caso fosse aprovada", conta ela. Com o resultado da aprovação, a estudante não pensou duas vezes em alterar seus planos. "Além de conhecer a cultura asiática e fazer novos contatos, terei a chance de absorver conhecimentos que serão importantíssimos para a minha formação acadêmica e pessoal", avalia a estudante.

 

Se na vida pessoal Mariana cita a possibilidade de crescimento a partir do contato com o diferente e de autorreflexão, na profissional ela ressalta a análise mais intensa sobre a sustentabilidade. "O tema, hoje, está inserido em todas as áreas, inclusive na arquitetura. Com as aulas e a participação na Expo Xangai poderei, sobretudo, ficar mais por dentro das novas técnicas e tecnologias", diz a estudante, que enfatiza também a possibilidade de conhecer uma estrutura arquitetônica muito diferente da adotada no Brasil. A estudante não descarta ainda o lazer que estará embutido na experiência no exterior.

 

Ainda que férias como essas não sejam convencionais, Valdenir da Silva Pontes, professor de administração PUC-Campinas (Pontifícia Universidade Católica de Campinas) ressalta a importância de se agregar valor ao período de recesso. "Neste caso, a produtividade também está relacionada à maior produção, em menor tempo e com melhor qualidade", explica ele. O recesso, na opinião dele, é tempo de recarregar as baterias, fazer um balanço pessoal, turbinar a carreira e ainda investir na saúde e até mesmo nos amigos e familiares.

 

A produtividade do tempo livre, no entanto, está diretamente relacionada a um bom planejamento. É que afirma Maria de Fátima Guerra de Sousa, professora da Faculdade de Educação da UnB (Universidade de Brasília). Ela recomenda ainda que esse plano seja precedido de uma autorreflexão. "Aproveite o tempo livre para refletir sobre o que tem feito, bem como sobre os resultados de suas ações. A partir daí, construa seu planejamento profissional e pessoal e identifique suas reais necessidades", sugere a educadora.

 

Essa avaliação, de acordo com Pontes, deve incluir também os conhecimentos teóricos e práticos. Para saber se suas competências estão pertinentes à exigência do mercado de trabalho, ele recomenda a participação em processos seletivos mesmo sem a intenção de trocar de emprego. Mas para aqueles que buscam por mudanças, às férias também podem ser excelente oportunidade. "Além de maior dedicação a busca e participação de entrevistas, estudos mostram que as melhores vagas surgem em tempos de férias. Isso porque muitos candidatos viajam e se desligam do mundo, diminui as concorrências", aponta o administrador. A opção, segundo ele, deve se priorizada por aqueles que identificam alguma insatisfação profissional.

 

Investir no desenvolvimento profissional, seja em período de férias ou não, nunca é demais. No entanto, para Pontes, passa a ser essencial aos profissionais que estão a mais de seis meses sem participar de um evento em sua área e sem realizar um curso complementar. "Em período de recesso, a falta de tempo é um problema que deixa de existir", destaca ele. De um lado, os cursos capazes de incrementar a capacitação técnica e a reciclagem dos conhecimentos. Do outro, os eventos que ampliam a rede de contatos. "Férias também é tempo de conhecer novas pessoas e rever os antigos amigos. Contatos que são importantíssimos para seu desenvolvimento profissional", acrescenta ele.

 

Para Anna Quialheiro, coordenadora de gestão de relacionamentos acadêmicos da Unisul (Universidade do Sul de Santa Catarina), as melhores soluções nessa direção estão dentro da própria universidade. "Em geral, há ofertas de cursos de férias nas mais variadas áreas e a preços acessíveis. Algumas oferecem até opções de intercâmbio", cita ela, que orienta os estudantes maior atenção ao cronograma de atividades de suas instituições de Ensino Superior, bem como daquelas que estão a seu redor.

 

Pontes sugere ainda que os estudantes confiram também a programação do Sistema S - Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), Senai (; Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e Sebrae (Agência de Apoio ao Empreendedor e Pequeno Empresário) - das associações comerciais, das entidades classistas, de editoras e até mesmo das prefeituras municipais e dos governos estaduais. O segredo, segundo ele, está em não se desligar por completo de sua carreira em épocas de férias. "Fique atento ao que acontece ao seu redor", diz o professor da PUC-Campinas. "Os brasileiros, geralmente, só se preocupam com a profissão quando de fato são cobrados. Adote uma atitude mais preventiva para cuidar de sua carreira, mesmo que para isso seja necessário sacrificar uma parte das férias", defende ele.

 

Ócio também é produtivo

 

As férias, no entanto, não devem ser dedicadas exclusivamente ao estudo. Segundo Maria de Fátima, o lazer também pode ser bastante produtivo. "Muitos acreditam que trabalho e lazer são atividades opostas: uma produtiva e a outra inútil", explica a professora da UnB. A educadora garante que o sentimento de liberdade propicia grandes inspirações. "Isso porque produtividade também está diretamente ligada à qualidade de vida", completa. Pontes partilha da mesma opinião de Maria de Fátima e ressalta o ócio como caminho para a recarga das energias e forças. "Fundamental para suportar a pressão do próximo semestre", resume ele.

 

Ainda sim, não é recomendado gastar todo o tempo dormindo. "Isso limita os aprendizados. O ideal é investir em novas experiências", sugere Pontes. Caso a opção seja viajar - independente do lugar -, Maria de Fátima sugere que o estudante busque identificar e explorar a cultura do local. O turismo pode ainda ter um viés acadêmico. "Identifique as atividades - cursos e eventos - que acontecem na cidade e qual delas pode agregar valor a sua carreira. Paralelamente a isso, visite museus e exposições", aconselha Pontes. "Você tem direito ao ócio, mas não se despreocupe da formação profissional", completa ele.

 

Se a falta de dinheiro inviabiliza a realização de uma viagem, a professora da UnB recomenda a exploração dos parques públicos e a programação de visitas em lugares culturais desconhecidos. "Nem todos os cariocas conhecem o Pão de Açúcar e o Cristo Redentor", exemplifica Maria de Fátima. Ela ainda aponta os espetáculos musicais, teatrais e o cinema como opção. "Nessas épocas, muitas prefeituras promovem eventos gratuitos", garante a educadora.

 

Sem a obrigatoriedade dos estudos acadêmicos, é possível ainda ler bons livros. Sair da leitura acadêmica e conhecer os clássicos da literatura nacional e internacional. É o que Maria de Fátima aconselha. "Sentir a emoção da leitura não obrigatória. Ler pela descoberta de um novo horizonte e simplesmente pelo prazer", afirma. Outra alternativa que agrega valor às férias, segundo Anna, é a prática de atividades sociais. "Além de ajudar o próximo, a partir do voluntariado, a ação propicia o desenvolvimento pessoal e, consequentemente, agrega valor ao currículo", diz ela.

 

Veja como aproveitar as férias além do ócio

 

- Faça uma autoavaliação da sua vida pessoal e profissional
- Construa o cronograma de férias a partir das suas necessidades
- Invista em cursos de curta duração
- Participe de eventos relacionado à sua área de atuação
- Conheça novas pessoas e fortaleça os antigos laços de amizade
- Não se deixe seduzir pela preguiça. Procure atividades novas e diferentes
- Se viajar, explore a cultura local
- Não se esqueça do ócio, mas também não se restrinja a ele
- Faça passeios culturais e alternativos
- Leia bons livros
- Reserve um espaço a prática de ações sociais

 

(Universia)


Data: 08/07/2010