Estudantes da UFCG participam de Maratona Internacional de Engenharia

Disputa é promovida pela Chemtech, empresa líder no fornecimento de soluções de otimização para as indústrias de processos.

Dez alunos do curso de Engenharia Química da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) estão participando da Maratona Internacional de Engenharia 2010, promovida pela Chemtech, líder brasileira no fornecimento de soluções de otimização para a indústria de processos.

Estão representando a UFCG, os alunos Everton dos Santos, Heldea Fernandes, João Paulo Carvalho, Josefa Alves da Silva, Mônica Katyusca, Morgana de Vasconcellos, Raphael da Silva Eduardo, Taline Sonaly, Tássia Vieira e Thalys Fernandes.

A disputa envolve estudantes de 23 instituições, sendo 19 brasileiras e quatro do Peru, Argentina, Colômbia e México. Na competição, os alunos selecionados pelo programa participam de um treinamento online inteiramente gratuito oferecido pelos Engenheiros da empresa. A capacitação conta com chats semanais, exercício e apostila teórica.

Nesta fase, os alunos recebem uma planta industrial e devem identificar os problemas operacionais existentes, além de tomar decisões para resolvê-los. As dez melhores universidades que se aproximarem da solução ideal para o problema passam para a 2ª fase da Maratona, que será realizada de 13 a 16 de setembro na Rio Oil & Gás 2010, maior feira de petróleo e gás da América Latina.

Os candidatos que mais se destacarem na Maratona podem ser convidados a estagiar na Chemtech. Na UFCG, os alunos estão sendo orientados pelos professores Jailson Nicácio e Romildo Pereira Brito.

(Gloriquele Mendes – Ascom/UFCG)

Data: 09/07/2010