Inauguradas novas instalações da Unidade Acadêmica de Mineração e Geologia

Solenidade foi realizada na tarde desta sexta, dia 9. Unidade abriga seis laboratórios

Inaugurada na tarde desta sexta, dia 9, as novas instalações da Unidade Acadêmica de Mineração e Geologia (UAMG) do Centro de Tecnologia e Recursos Naturais (CTRN) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). A solenidade contou coma presença do reitor da UFCG, Thompson Mariz, pró-reitores, diretores de centro, professores e alunos da instituição.

As novas instalações da UAMG abrigam as salas das coordenações e dos professores, além dos laboratórios de Tratamento de Minério, Aerofotogrametria, Análises Minerais, Lavra de Minas, Mecânica das Rochas e Geofísica. A obra foi iniciada no final de 2008 e custou R$ 460 mil.

De acordo com coordenador administrativo da UAMG, professor José Avelino Freire com as novas instalações concentradas em um único espaço o curso poderá desenvolver melhor suas atividades. “Vamos realinhar o curso, recuperar as atividades desenvolvidas nos laboratórios, retomar o programa de pós-graduação, enfim, reestruturar todas as atividades de ensino, pesquisa e extensão”, declara.

Outro projeto que será retomado em agosto pela unidade é a Mina-Escola. Localizada na cidade de Santa Luzia, o projeto visa fornecer suporte didático-científico aos graduados, bem como aprimorar a formação profissional de técnicos em mineração, geólogos e engenheiros de minas. “Em breve nos reuniremos com os prefeitos das cidades de Santa Luzia, Pedra Lavrada e Nova Palmeira para fazermos os últimos ajustes”, revela.

Criada em 1980, a mina escola da UFCG foi a primeira deste gênero na América Latina e é a única do Brasil.

(Gloriquele Mendes - Ascom/UFCG)

Data: 09/07/2010