Carência de professores de ciências exatas e biológicas nas escolas do país ainda é grande

Muitos alunos da rede pública não têm nota de matemática nem de física porque não tiveram aula dessas disciplinas, mostra reportagem do "Fantástico" deste domingo, dia 11

Tiago dos Santos, de 15 anos, teve que fazer um trabalho de física, no primeiro ano do ensino médio de uma escola estadual em São Paulo. Como, em 2010, não teve nenhuma aula da matéria, apelou para internet. "Eu não tenho a mínima idéia do que seja física", diz o estudante.

Laine Lima, 14 anos, no Tocantins, enfrenta problema parecido. "O professor de matemática era o mesmo professor de física. Aí saiu o professor de matemática e ficamos sem matemática e física", conta a aluna.

Reportagem do "Fantástico" [programa dominical da TV Globo] percorreu as cinco regiões do país e constatou: nas escolas públicas brasileiras, falta gente para ensinar ciências exatas e biológicas, principalmente no ensino médio. Na semana passada, o Ministério da Educação (MEC) divulgou que esse nível de ensino foi o que se saiu pior no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o Ideb.

O resultado é uma consequência do que governo já tinha apurado em 2008. Quando um levantamento do MEC mostrou um déficit de 240 mil professores da quinta série ao ensino médio. As áreas mais críticas eram, justamente, física, química e matemática. De 2008 até hoje, o governo vê algum avanço.

"Essa falta de professores começa a diminuir, mas ainda muito lentamente. Há hoje uma política muito estruturada para garantir que os jovens procurem as licenciaturas, para que os jovens se tornem professores", diz a secretária de Educação Básica do MEC, Maria do Pilar Lacerda.

Veja a íntegra da reportagem, em vídeo:

(Jornal da Ciência) Fonte: Fantástico

Data: 12/07/2010