Projeto da UFCG leva Educação Política aos estudantes do Ensino Médio

Cerca de 100 alunos do Estadual da Prata participam do curso e recebem informação através de palestras, debates, filmes, além de acompanhamento às sessões legislativas na Câmara Municipal de Campina Grande

Daqui a três meses, o Brasil vai escolher o novo Presidente do Brasil e cada Estado vai eleger seus representantes ao Governo Estadual, ao Senado e à Câmara Federal. O processo de votação é democrático, o voto é individual, sigiloso e é também uma tarefa que exige do eleitor consciência e responsabilidade.

Pensando em contribuir com a formação política de jovens estudantes de Campina Grande, desde o mês de abril deste ano, professores e alunos da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) estão ministrando um curso sobre Educação Política para cerca de 100 alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Elpídio de Almeida, o “Estadual da Prata”. As atividades acontecem todas as quintas-feiras nas dependências da escola, nos turnos manhã e tarde.

A proposta faz parte do projeto de extensão Cidadania Ativa, Valores e Instituições Políticas, desenvolvido pela Unidade Acadêmica de Ciências Sociais e financiado pelo Programa de Bolsas de Extensão (Probex 2010).

Através de palestras, mini-cursos, debates, apresentação de filmes e acompanhamento às sessões legislativas na Câmara Municipal de Campina Grande, os alunos têm a oportunidade de conhecer a história, a natureza e a função das principais instituições políticas brasileiras. “Nosso objetivo é estimular a participação dos jovens na atividade política na perspectiva de consolidação de uma consciência republicana e cívica”, explica o coordenador do projeto, o professor e cientista político Fábio Machado.

Para Fábio, é necessário discutir com a sociedade a responsabilidade que todos têm sobre o nosso cotidiano. “Precisamos solidificar a base crítica necessária à compreensão de nossa realidade política e uma participação qualificada das pessoas no processo eleitoral requer informação e isto pode ser desenvolvido por meio da educação”, declara.

Debate com os candidatos

Uma das idéias do projeto é promover um debate com os candidatos paraibanos das chapas majoritárias que concorrer ao Governo, Senado e à Câmara Federal. “Estamos tentando viabilizar esses debates entre os meses de agosto e setembro para que os alunos do projeto possam fazer perguntas e pôr em prática os conhecimentos adquiridos no curso”, revela.

Origem

A idéia de elaborar o projeto Cidadania Ativa, Valores e Instituições Políticas, surgiu no ano passado, através dos estudos sobre Cidadania e Instituições Políticas Brasileiras, promovido pelo Grupo de Estudos em Ciência Política do Fórum Permanente de Estudos Políticos da Área de Política do Curso de Ciências Sociais da UFCG.

O curso objetiva debater com os alunos da universidade os principais problemas e transformações políticas ocorridas na sociedade brasileira a partir da última década até os dias atuais.

De acordo com Fábio Machado, os debates foram tão estimulantes que deram origem à idéia de difundir e partlhar as discussões com jovens estudantes do ensino médio da rede pública de Campina Grande. “Sustentamos que a política deve ser debatida e requer participação ativa de todos. Necessitamos olhar para nossa realidade, para o nosso cotidano, participar ativamente da resolução dos problemas de ordem pública que interferem em nossas vidas Se existe um desinteresse ou um problema em entender a política, explicá-la é tarefa urgente”, finaliza.

As atividades do projeto no Colégio Estadual da Prata serão desenvolvidas até o final deste ano.

(Gloriquele Mendes – Ascom/UFCG)

Data: 14/07/2010