topo_cabecalho
Confira 28 programas de bolsas na América do Norte

Oportunidades vão da graduação ao doutorado

 

Canadá e Estados Unidos lideram o ranking dos destinos mais procurados por brasileiros na hora de optar por um curso no exterior. É o que comprova a pesquisa da Belta (Brazilian Education and Language Travel Association - Associação de Agências de Intercâmbio), realizada com base nos embarques de 2009. As opções de estudo na América do Norte, no entanto, não se restringem apenas a esses dois países. O México também oferece oportunidades para estudantes estrangeiros. Em qualquer um dos destinos, os brasileiros podem recorrer a programas de bolsas.

 

Há programas de bolsas para estudantes estrangeiros oferecidos tanto pelos governos dos Estados Unidos, Canadá e México como por suas respectivas instituições de Ensino Superior. Parcerias entre agências de financiamento do Brasil e dos países da América do Norte também têm propiciado a oferta de auxílios nos mais variados níveis educacionais - da graduação ao doutorado. As opções abrangem ainda as mais variadas áreas do conhecimento.

 

A Comissão Fulbright, por exemplo, já financiou os estudos de aproximadamente 3 mil estudantes e professores brasileiros em instituições estadunidenses. Ao todo, o órgão oferece 13 programas de bolsas. Cada um deles com particularidades e requisitos próprios de seleção. Mas em geral, os auxílios não são reembolsáveis e os candidatos aprovados recebem benefício financeiro mensal.

 

Quem também contribui para integração de estudantes com outras culturas é a TWAS (Academia de Ciências para o Mundo em Desenvolvimento), o CONACYT (Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia do México) e o ICCS (Conselho Internacional para Estudos Canadenses). Além disso, bolsas são oferecidas pela OEA (Organização dos Estados Americanos) para todos os países da América Latina membros da entidade.

 

Os brasileiros interessados em estudar em qualquer um dos países da América do Norte também podem apresentar suas candidaturas ao CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), à CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) ou às FAPs (Fundações de Amparo a Pesquisas), órgãos nacionais e estaduais competentes para a gestão e concessão de bolsas para pós-graduação no exterior.

 

 

Bolsas EUA

 

Bolsa de Doutorado Sanduíche

 

Descrição: A Comissão Fulbright, em parceria com a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), oferece anualmente bolsas para estágio de doutorando nos Estados Unidos. As inscrições referentes ao ano acadêmico 2011/2012 já estão abertas.

Clique aqui para mais informações

 

Bolsas em Ciências e Políticas Ambientais na Universidade do Texas, Austin

 

Descrição: A Comissão Fulbright e a Universidade do Texas-Austin oferecem auxílio a professores e pesquisadores estrangeiros interessados em ministrar cursos de curta duração nas seguintes áreas: sustentabilidade ambiental, direitos territoriais, mapeamento participativo, tecnologias GIS (Geographic Information System), uso da terra e dos recursos naturais e mudança climática.

Clique aqui para mais informações

 

Bolsas para Professor Assistente de Língua Portuguesa

 

Descrição: A Capes e a Comissão Fulbright oferecem bolsas a professores brasileiros interessados em ensinar a Língua Portuguesa em universidades norte-americanas. Anualmente, são abertas cerca de 30 vagas. As inscrições para o ano acadêmico 2011-2012 estão abertas até 15 de julho.

Clique aqui para mais informações

 

Bolsa em Ciências Agrícolas na Universidade do Nebraska, Lincoln

 

Descrição: Promovido pela Comissão Fulbright e a Universidade Nebraska-Lincoln, o programa oferece bolsas de pós-doutorado para professores e pesquisadores brasileiros das áreas de ciências agrícolas.

Clique aqui para mais informações

 

Bolsas IBEU

 

Descrição: O IBEU (Instituto Brasil-Estados Unidos) oferece anualmente bolsas de estudos para brasileiros interessados em cursar a graduação em universidades norte-americanas. Há oportunidades nas mais variadas áreas do conhecimento.

Clique aqui para mais informações

 

Jovens Embaixadores

 

Descrição: O programa - organizado pela Embaixada dos Estados Unidos - beneficia alunos do Ensino Médio da rede pública brasileira com intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos. As inscrições para a edição 2011 estão abertas.

Clique aqui para mais informações

 

Bolsa para professor visitante no Arizona

 

Descrição: O Arizona Central College, em Coolidge, Estados Unidos, oferece vaga para professor visitante brasileiro nas áreas de educação e sociologia. O programa tem duração de dois semestres acadêmicos. As inscrições para o ano de 2011 estão abertas.

Clique aqui para mais informações

 

Research Career Transition Award

 

Descrição: A parceria entra a Capes e o NIH (National Institute of Health) visa incentivar a pesquisa científica de excelência nas áreas médica e biomédica. Propostas de estudos no tema podem ser enviadas até 18 de agosto.

Clique aqui para mais informações

 

Bolsa de Doutorado

 

Descrição: A Comissão Fulbright e a Capes oferecem bolsas para brasileiros com comprovado desempenho acadêmico interessados em realizar doutorado em instituições norte-americanas.

Clique aqui para mais informações

 

Bolsas de Doutorado em Ciência, Tecnologia e Engenharia

 

Descrição: O governo dos Estados Unidos oferece anualmente 45 bolsas de doutorado pleno a profissionais estrangeiros formados nas áreas de Ciência, Tecnologia e Engenharia. As três melhores propostas brasileiras participam da seleção internacional.

Clique aqui para mais informações

 

Bolsas para Tecnólogos

 

Descrição: A Comissão Fulbright oferece bolsas de estudos em Community Colleges - instituições norte-americanas de Ensino Superior focadas na prática profissional. A iniciativa é destinada a estudantes brasileiros matriculados em cursos superiores de tecnologia.

Clique aqui para mais informações

 

Bolsas para a Formação de Roteiristas

 

Descrição: A Comissão Fulbright, em parceria com a Capes, oferece bolsas de estudos para brasileiros interessados em cursar mestrado na área de Produção Cinematográfica em instituições norte-americanas.

Clique aqui para mais informações

 

Bolsa Dra. Ruth Cardoso

 

Descrição: A Comissão Fulbright, em parceria com a Capes, seleciona anualmente professores e pesquisadores visitantes para atuarem na Universidade de Columbia, em Nova York. Há oportunidades nas áreas de Ciências Humanas e Sociais.

Clique aqui para mais informações

 

Bolsas de Estudo para Aperfeiçoamento Profissional

 

Descrição: O programa Hubert H. Humphrey - promovido pela Comissão Fulbright - oferece bolsas de estudos nos Estados Unidos para profissionais brasileiros do setor público e do terceiro setor.

Clique aqui para mais informações

 

Programa de Professor Visitante

 

Descrição: A Comissão Fulbright possibilita a inserção de professores e pesquisadores brasileiros, das diversas áreas do conhecimento, em renomadas instituições de Ensino Superior nos Estados Unidos para ministrar aulas, realizar pesquisas e desenvolver atividades de orientação técnica e científica.

Clique aqui para mais informações

 

Bolsas OEA

 

Descrição: A OEA (Organização dos Estados Americanos) oferece bolsas de graduação, pós-graduação e especialização em todos os países da América do Norte. Há opções em diversas áreas do conhecimento, exceto medicina. O benefício pode ser utilizado em programas presenciais e a distância, ou na combinação entre ambos os formatos.

Clique aqui para mais informações

 

 

Bolsas Canadá

 

Bolsa de Pesquisa em Estudos Canadenses FRP (Faculty Research Program) -
BRB (Bourse de Recherche Brésil)

 

Descrições: O ICCS (Conselho Internacional para Estudos Canadenses) apoia professores e cientistas interessados em realizar pesquisas de curta duração sobre o Canadá ou sobre aspectos da relação bilateral Brasil-Canadá.

Clique aqui para mais informações

 

Bolsa de Especialização em Estudos Canadenses FEP (Faculty Enrichment Program) -
BCS (Bourse de complément de spécialisation)

 

Descrições: A partir do programa, o ICCS apoia a elaboração de cursos sobre o Canadá. Há oportunidades para professores e pesquisadores brasileiros. O prazo para as inscrições está aberto.

Clique aqui para mais informações

 

Bolsa para Pesquisa de Doutorado DSRA (Doctoral Student Research Award) -
BRD (Bourses de Recherche de Doctorat)

 

Descrições: O ICCS oferece bolsas a doutorandos brasileiros que desenvolvam teses relacionadas ao Canadá e desejam complementar suas pesquisas em instituições canadenses.

Clique aqui para mais informações

 

Bolsa CLACA (Canada - Latin American - Caribbean Awards)

 

Descrições: O programa apoia pesquisadores da América Latina e do Caribe interessados em desenvolver trabalhos de curta duração e projetos de pesquisas conjuntos. As inscrições para a edição 2010 já estão abertas.

Clique aqui para mais informações

 

Redes Internacionais de Pesquisa IRL (International Research Linkages)

 

Descrições: A bolsa favorece a colaboração internacional e o apoio a equipes de pesquisadores canadenses e de outros países. Há oportunidades para a organização de seminários e outras atividades similares que envolvam redes de pesquisa.

Clique aqui para mais informações

 

Bolsas para recém-doutores

 

Descrições: O programa do governo canadense oferece anualmente oportunidades para pesquisadores estrangeiros das áreas de Humanas, Ciências Sociais, Ciências Naturais e Engenharia. A iniciativa não contempla artistas profissionais nem aqueles que desejam fazer pesquisa clínica e treinamento relativo a tratamento de pacientes.

Clique aqui para mais informações

 

Bolsas OEA

 

Descrições: A OEA (Organização dos Estados Americanos) oferece bolsas de graduação, pós-graduação e especialização em todos os países da América do Norte. Há opções em diversas áreas do conhecimento, exceto medicina. O benefício pode ser utilizado em programas presenciais e a distância, ou na combinação entre ambos os formatos.

Clique aqui para mais informações

 

 

Bolsas México

 

Bolsas do Ministério da Educação

 

Descrições: O Ministério da Educação oferece bolsas de estudos para estrangeiros interessados em ingressar em instituições de Ensino Superior e universidades mexicanas. Há oportunidades em cursos de pós-graduação nas mais diversas áreas do conhecimento.

Clique aqui para mais informações

 

Bolsas TWAS

 

Descrições: A TWAS (Academia de Ciências para o Mundo em Desenvolvimento) oferece anualmente bolsas de estudos para pesquisadores que desejam cursar o doutorado ou o pós-doutorado, além de realizar pesquisa avançada em países em desenvolvimento, inclusive no México. As inscrições para o ano acadêmico de 2011 estão abertas.

Clique aqui para mais informações

 

Bolsa de Pesquisa e Treinamento para Mulheres

 

Descrições: A TWAS - em cooperação com agências nacionais de Ciência e Tecnologia, universidades e centros de pesquisa - oferece anualmente o programa de Treinamento para Mulheres, com opções de bolsas de estudos no México.

Clique aqui para mais informações

 

Bolsa para Pesquisa de Pós-Doutorado

 

Descrições: A TWAS e o CONACYT (Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia do México) oferecem bolsas para pesquisa de pós-doutorado em instituições mexicanas. Há oportunidades na área de Ciências Naturais Básicas.

Clique aqui para mais informações

 

Bolsa para Pesquisa de Pós-Graduação

 

Descrições: Em parceria com o CONACYT, a TWAS oferece bolsas para pesquisadores de países em desenvolvimento interessados em obter o PhD em Ciências Naturais em instituições mexicanas.

Clique aqui para mais informações

 

Bolsa de Pesquisa e Treinamento Avançado

 

Descrições: A TWAS subsidia os custos de treinamentos avançados para cientistas de países subdesenvolvidos realizarem pesquisas em instituições pertencentes a países em desenvolvimento (com exceção do país de origem). Há opções para brasileiros estudarem em instituições mexicanas. As inscrições estão abertas.

Clique aqui para mais informações

 

Bolsas OEA

 

Descrições: A OEA (Organização dos Estados Americanos) oferece bolsas de graduação, pós-graduação e especialização em todos os países da América do Norte. Há opções em diversas áreas do conhecimento, exceto medicina. O benefício pode ser utilizado em programas presenciais e a distância, ou na combinação entre ambos os formatos.

Clique aqui para mais informações

 

 

(Universia)


Data: 14/07/2010