UFCG promove Congresso Nacional de Engenharia Mecânica

Evento acontecerá no Centro de Convenções e reunirá palestrantes nacionais e internacionais

No período de 18 a 21 de agosto, a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) promoverá em Campina Grande o VI Congresso Nacional de Engenharia Mecânica (CONEM) 2010. O evento, organizado pela Unidade Acadêmica de Engenharia Mecânica do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), acontecerá no Centro de Convenções do Garden Hotel.

Realizado desde 1990, o CONEM é um evento de caráter nacional com significativa participação dos setores de ensino e pesquisa em engenharia cobrindo todas as áreas de atuação das Ciências Mecânicas, divididas em 26 temas principais.

Com o tema Engenharia para Todos, o CONEM 2010 abrirá espaço para exposição, discussão e divulgação de resultados de pesquisas; além, da promoção de intercâmbio e difusão do conhecimento entre Universidades, Centros de Pesquisas e Empresas. O intuito é contribuir para o desenvolvimento e expansão da Engenharia Mecânica em todo o Brasil.

Renomados palestrantes nacionais e internacionais participarão do evento, a exemplo do Dr. José Miranda Formigli, gerente executivo E&P – Pré-Sal – Petrobrás; os professores Dr. João Manoel Ribeiro, da Universidade do Porto (FEUP) de Portugal; Dr. Benedito Guimarães Aguiar, da UFCG; Dr. Fred Nitzsche, da Carleton University do Canadá; Dr. Ilmar Ferreira Santos, da Universidade Técnica da Dinamarca (DTU); Dr. Antonio Carlos Guastaldi, da Unicamp; dentre outros nomes renomados.

De acordo com a comissão organizadora, haverá um esforço coletivo no sentido estimular e apresentar o lado criativo, inventivo e o talento humano, visando à aplicação dessas características em projetos em prol da sociedade e do meio ambiente.

Alguns dos temas a serem debatidos durante os quatro dias do evento são: Bioengenharia; Ciência dos Materiais; Energia e Sistemas Térmicos; Biocombustíveis, Energia Solar e outras Fontes Alternativas; Engenharia Aeroespacial; Engenharia de Petróleo e Gás Natural; Engenharia Naval; Mecânica de Fluídos; Processos de Fabricação; Projetos de Sistemas Mecânicos e Otimização; Mecânica Computacional; Materiais e Estruturas Inteligentes; entre outros.

As inscrições poderão ser realizadas no site do evento até o dia 17 de agosto, após essa data elas serão efetuadas somente no local do evento. O preço das mesmas varia de R$ 100 a R$ 600, dependendo da categoria profissional. A ficha de inscrição, a programação completa e mais detalhes sobre o CONEM poderão ser obtidos através do site: http://www.conem2010.ufcg.edu.br/

(Aluska Araújo - Ascom/UFCG)

Data: 15/07/2010