UFCG leva ganhadores de concurso de redação científica para expedição pelo Semiárido

Foram cinco dias de viagem conhecendo a história e as belezas naturais da Paraíba

No período de 12 a 16 de julho, um grupo de professores e estudantes do Ensino Médio, Profissionalizante e Superior de Campina Grande percorreu 14 cidades do Semiárido paraibano. A viagem fez parte da premiação oferecida pelo Concurso de Redação e Artigos Científicos promovido pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), através do Programa de Estudos e Ações para o Semiárido (Peasa) e Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PacTqPb).

Durante cinco dias, os ganhadores do concurso puderam conhecer diversos pontos turísticos dessa região, a exemplo do Lajedo de Pai Mateus (Cabaceiras), Açude Epitácio Pessoa (Boqueirão), Parque de Preservação Natural do Jabre (Maturéia), Pedra do Tendó (Teixeira), Estação Termal Brejo das Freiras, (São João do Rio do Peixe) e Cachoeira do Roncador (Pirpirituba).

Além de conhecer as belezas naturais, o grupo foi acompanhado, durante todo o percurso, pelo curador do Museu Interativo do Semiárido, professor Daniel Duarte, que repassou aos expedicionários explicações didáticas e teóricas sobra a região visitada.

O objetivo do concurso e da expedição foi estimular a produção científica e a reflexão acerca da região semiárida, bem como promover a participação de jovens talentos numa viagem pelas belezas e caminhos históricos da Caatinga paraibana.

O projeto contou com o apoio de instituições, como o BNB, Sebrae, Data Shop, Escola Virgem de Lourdes, entre outras.

(Gloriquele Mendes – Ascom/UFCG)

Data: 19/07/2010