Projeto da UFCG leva o ensino da Língua Francesa ao Pedregal

São atendidas 20 crianças na faixa etária de 6 a 10 anos

Realizado desde o segundo semestre do ano passado, um projeto da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) está levando o ensino da Língua Francesa ao Bairro do Pedregal, em Campina Grande. Desenvolvido pela professora Josilene Pinheiro Mariz, da Unidade Acadêmica de Letras, o projeto Ensino da Língua Francesa na Comunidade do Pedregal, atende 20 crianças, entre 6 e 10 anos de idade, em aulas ministradas na própria comunidade.

De acordo com a idealizadora do projeto, a proposta vai além do ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira para as crianças do bairro. “É uma forma de ocupar essas crianças com atividades educativas, retirando-as das ruas e minimizando o contato delas com a violência e com as drogas”, declara.

Josilene afirma ainda que a execução do projeto rende benefícios tanto para a universidade quanto para a comunidade. “Do nosso lado, as alunas participantes estão tendo a oportunidade de pôr em prática os conhecimentos adquiridos durante a formação acadêmica, enquanto que pelo lado da comunidade, todos dizem estar gostando e acreditam na importância e na necessidade da continuação do projeto”, revela.

As aulas, ministradas às segundas e quartas, das 14h às 17h, são desenvolvidas para possibilitar ao aluno a aprendizagem da língua francesa através da compreensão oral, escrita e auditiva. Para facilitar o aprendizado e estimular a leitura de textos de várias modalidades, fazem parte do material-didático utilizado: programas televisivos em língua francesa, músicas em Francês, histórias em quadrinhos, folhetos de turismo, entre outros.

A proposta do projeto surgiu da própria comunidade do Pedregal, que procurou a UFCG no intuito de receber ajuda através de algum projeto de extensão da Universidade para contribuir com a redução da marginalidade do bairro. O projeto é financiado pelo Programa de Bolsas de Extensão (Probex) e será desenvolvido até o mês dezembro.

(Gloriquele Mendes – Ascom/UFCG)

Data: 21/07/2010