CNPq amplia número de bolsas de Iniciação Científica da UFCG

Medida aumenta de 188 para 213 o número de alunos beneficiados pelo programa na instituição

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) decidiu conceder mais 25 bolsas de Iniciação Científica para a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), aumentando de 188 para 213 o número de alunos beneficiados pelo programa na instituição.

As bolsas, no valor de R$ 360, são concedidas a estudantes que desenvolvem projetos nas áreas técnico-científica e artístico-cultural. A vigência, de12 meses, tem início a partir de agosto de cada ano.

O empenho da Pró-reitoria de Pesquisa e Extensão (Propex) em fortalecer cada vez mais o Programa de Iniciação Científica, incentivando a pesquisa e buscando novos talentos nos cursos de graduação com a diversificação das áreas ofertadas, foi ressaltado pelo coordenador de Pesquisa da UFCG, Marcelo de Sá.

Recentemente, a coordenação enviou ao CNPq um projeto que demanda 200 bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti). “Estamos buscando novos financiamentos. A ideia é contribuir decisivamente para a formação e o engajamento de recursos humanos em atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação”, disse.

Para serem contemplados com bolsa, os alunos devem desenvolver projetos de pesquisa com qualidade acadêmica, mérito científico e orientação adequada por um pesquisador qualificado. “A participação nestes projetos fornece um retorno imensurável na sua formação do aluno, desperta ou consolida a vocação científica, incentivando e preparando para uma pós-graduação”, considerou.

Iniciação Científica no Ensino Médio

Este ano, o CNPq lançou uma nova formatação da Iniciação Científica Júnior com o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica no Ensino Médio (Pibic-EM), disponibilizando oito mil bolsas. A UFCG encaminhou projeto buscando contemplar 20 alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Orlando Venâncio dos Santos, na cidade de Cuité.

O Pibic-EM visa despertar a vocação científica, incentivando talentos potenciais com a participação em atividades de educação científica e/ou tecnológica, orientados por pesquisador qualificado de Instituições de Ensino Superior ou institutos e centros de pesquisas ou tecnológicos.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG)

Data: 21/07/2010