Ex-aluna da UFCG conquista prêmio nacional

Prêmio TCC Braskem-ABEQ é concedido anualmente aos formandos com melhor desempenho acadêmico nos cursos de Engenharia Química em todo o país

A ex-aluna Celiane Pereira, do curso de Engenharia Química da Universidade Federal da Campina Grande (UFCG), foi a grande vencedora do Prêmio TCC Braskem-ABEQ, concedido anualmente aos formandos com melhor desempenho acadêmico nos cursos de Engenharia Química em todo o país.

A premiação foi conquistada com a apresentação do Estudo da Influência da Qualidade dos Grãos de Soja na Acidez do Óleo, que integrou o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da estudante, cuja graduação foi concluída no ano passado.

O TCC, orientado pelo prof. Dr. Severino Rodrigues Farias Neto, ainda foi escolhido como um dos melhores da área, no primeiro semestre deste ano. O objetivo da pesquisa, segundo a premiada, foi analisar os tipos de defeitos dos grãos de soja e estudar sua influência no resultado final do processo, ou seja, na fabricação do óleo.

“Foi uma grande satisfação receber essa premiação, uma vez que é um reconhecimento pelo meu esforço e trabalho durante estes cinco anos e meio de estudos na UFCG. Nesse período, sempre procurei fazer o melhor que podia”, afirmou a engenheira química, que atualmente trabalha em uma empresa multinacional no Mato Grosso do Sul.

O Prêmio faz parte de uma parceria entre a Associação Brasileira de Engenharia Química (ABEQ) e a empresa Braskem S.A., maior petroquímica das Américas e terceira maior produtora de polipropileno do mundo, visando apoiar o avanço da ciência e da tecnologia no país.

Celiane afirmou ser importante a promoção dessas ações, pois incentivam alunos e professores, e também demonstram a preocupação dessas instituições com os jovens profissionais. “Espero que outras instituições sigam esse exemplo e promovam eventos desafiadores que incentivem a competitividade saudável entre alunos de graduação, pois tal competição resulta sempre em progresso”, enfatizou.

(Aluska Araújo - Ascom/UFCG)

Data: 21/07/2010