Colação de Grau da UFCG reúne 247 formandos

Ao todo, 264 alunos concluíram seus cursos de graduação, sendo que 17 colaram grau antecipadamente

Formandos de 19 cursos participaram neste sábado, 31, da solenidade de Colação de Grau das turmas concluintes 2010.1 da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).  A cerimônia realizada no Centro de Convenções Raymundo Asfóra, reuniu 247 alunos de diversas áreas de conhecimento que concluíram seus cursos de graduação.

Ao todo, a UFCG disponibilizou ao mercado neste semestre 264 profissionais, uma vez que 17 alunos que já haviam colado grau antecipadamente.

Além dos formandos, estiveram presentes ao evento familiares dos alunos, integrantes da administração da Universidade, diretores de Centro, coordenadores de Unidades Acadêmicas e o Vice-Reitor, José Edilson Amorim, que presidiu a solenidade.

A abertura do evento ficou por conta do coral Coro em Canto, da UFCG. Sob regência do maestro Lemuel Guerra, o coral contagiou os presentes ao tocar em uma das peças apresentadas, a música Mulher Rendeira.

Em seguida, foi passada a palavra ao professor João Queiroz, diretor do Centro de Tecnologia e Recursos Naturais (CTRN), que apresentou o Paraninfo-geral das turmas concluintes, o professor Ademilson Montes Ferreira, ex-diretor do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) . A homenagem é um reconhecimento a uma personalidade acadêmica que muito contribuiu para a construção da história da Universidade.

Em sua fala, o professor Ademilson agradeceu a homenagem e disse estar lisonjeado com a grandeza do gesto da UFCG. “Queria repartir esta homenagem com todos ex-servidores e atuais que contribuem para o engrandecimento desta instituição, bem como com os formandos que a partir de agora devem carregar consigo a bandeira do crescimento através da educação”, declarou.

Orador

Neste semestre, a vencedora do concurso para proferir o discurso da Colação de Grau foi Dayena Medeiros Lira, do curso de Letras do Centro de Humanidades. No seu discurso, ela falou da emoção de representar os formandos, da alegria de cumprir mais uma etapa da vida e do privilégio de concluir um curso superior

“A Universidade é um lugar de aprendizagem para a vida. Chegamos ao final desta trajetória mais maduros do que entramos. Espero que a dedicação na vida profissional não vise apenas o engrandecimento pessoal, que o compromisso seja com a sociedade”, disse.

Ao final, ela agradeceu aos professores, parabenizou a UFCG pelo processo de expansão do ensino superior, da manutenção dos alunos do Reuni através de Bolsas e pediu que o crescimento da universidade estivesse sempre acompanhada da qualidade do ensino.

Prêmios

Todos os semestres, a UFCG concede o Prêmio Professor Átila Augusto Freitas de Almeida a dois alunos concluintes dos centros tecnológicos (CCT, CTRN e CEEI), com melhor desempenho acadêmico. O primeiro lugar ficou com o estudante do Curso de Matemática, Bruno Sérgio Vasconcelos de Araújo. E Diogo Anderson de Oliveira Silva, do curso de Ciências da Computação, garantiu o segundo lugar.

No CCBS, o Prêmio Joaquim Amorim Neto, ficou com Rossana Mariana Carvalho de Paiva, do curso de Medicina.

Encerramento

Finalizando a cerimônia, o vice-reitor, José Edilson Amorim, cumprimentou os presentes e disse que a melhor prestação de contas que uma universidade pode dar é formar para a sociedade profissionais capacitados.

E falou sobre os números que a UFCG ostenta. “São 18 mil alunos, 500 alunos residentes e este número aumentará com aquisição de residências próprias, 1.900 bolsas acadêmicas e 3.800 refeições diárias. Numa universidade que abre espaço para o exercício da crítica e para a colaboração”, finalizou.

(Gloriquele Mendes – Ascom/UFCG)

Data: 02/08/2010