UFCG participa do I Encontro das Células de Acompanhamento e Informação da Região Nordeste

O diretor do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA), da UFCG, campus de Sumé, professor Márcio Caniello, viajou nesta segunda para Brasília, onde participará do I Encontro das Células de Acompanhamento e Informação da Região Nordeste. Promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Territorial/Ministério de Desenvolvimento Agrário, o evento tem como objetivo capacitar os coordenadores dos projetos aprovados no âmbito do edital  MDA/SDT/CNPq - Gestão de Territórios Rurais. O Encontro começa nesta terça-feira (3) e vai até a próxima sexta-feira, 6 de agosto.

Caniello participa do evento como coordenador do projeto "Acompanhamento, Monitoramento e Avaliação da Evolução e Qualidade dos Resultados do Programa Desenvolvimento Sustentável de Territórios Rurais - PDSTR no Território da Borborema (Paraíba)".

Durante a capacitação serão apresentados referencias conceituais, técnicas e políticas do Desenvolvimento Rural com enfoque territorial, o Programa Desenvolvimento Sustentável de Territórios Rurais e sua forma de operação, o Sistema de Gestão Estratégica -SGE e sua forma de operação, além de pesquisa quantitativa na construção do índice de condições de vida (coleta e supervisão de dados, elaboração de instrumento de pesquisa).

Também serão discutidos os termos de compromisso entre o Colegiado, as Universidades e a SDT e definidas responsabilidades, e, acordado o plano de trabalho para os primeiros seis meses de implementação das Células.

O projeto Acompanhamento, Monitoramento e Avaliação da Evolução e Qualidade dos Resultados do Programa Desenvolvimento Sustentável de Territórios Rurais - PDSTR no Território da Borborema (Paraíba) tem os seguintes objetivos: a criação de uma Célula de Acompanhamento e Informação para a coleta, sistematização e análise de dados sobre a evolução e qualidade dos resultados do Programa Desenvolvimento Sustentável de Territórios Rurais - PDSTR; geração de conhecimentos sobre a evolução e qualidade dos resultados do Programa Desenvolvimento Sustentável de Territórios Rurais - PDSTR; desenvolvimento de capacidades humanas e organizacionais do Colegiado do Território e melhoramento dos processos de desenvolvimento territorial; participação da avaliação mais geral do desenvolvimento dos territórios rurais para o aperfeiçoamento da gestão e dos investimentos públicos, e, aprofundamento das relações entre a UFCG e o Território da Borborema.

Saiba mais sobre o projeto através do endereço:

(Rosenato Barreto - Ascom CDSA/UFCG)

Data: 02/08/2010