Empresa Júnior da UFCG atua em parceria com a Anvisa

Alunos vêm atuando como consultores da agência e participando de oficinas realizadas em Brasília

Através de uma parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), estudantes que integram a Empresa Júnior do curso de Engenharia de Materiais (Cemepol) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) têm atuado como consultores técnicos e participado de oficinas promovidas em Brasília.

Criada em 1997, a Cemepol é formada hoje por seis diretorias, sendo elas: Projetos, Marketing, Gestão e Controle de Qualidade, Recursos Humanos, Administrativa e Financeira. Juntas, elas desenvolvem atividades de consultoria, realização de cursos, palestras, visitas técnicas, seminários, encontros e workshops.

Jeane Paulino, diretora Financeira da empresa júnior, explicou que os estudantes foram a Brasília com todas as despesas pagas pelo órgão, para realizarem o trabalho de fiscalização técnica dos equipamentos.

No final de junho, representantes da Cemepol, Centro Acadêmico, Grupo de Biomateriais; assim como estudantes e integrantes de outros órgãos ligados a área, também estiveram em Brasília, participando da oficina sobre Sistemas Analíticos Especializados: Próteses e Implantes.

O estudante João Paulo Marques, diretor Administrativo da Cemepol, disse que o objetivo da oficina e da parceria é suprir a deficiência que a agência vem enfrentando em relação à fiscalização das próteses e implantes oriundos do exterior para o Brasil.

“Acredito que o nosso desempenho no curso tem sido ampliado mediante as atividades que desenvolvemos na gestão da Empresa Júnior, pois através dela temos conseguido aliar o aprendizado à prática profissional e intensificar o relacionamento Empresa/Universidade e o desenvolvimento de projetos na nossa área”, afirmou a aluna e diretora de Projetos da Cemepol, Jéssica Lima,

Ela explicou que a iniciativa de criar uma empresa júnior parte dos próprios estudantes e, geralmente, recebem o apoio do departamento do curso ao qual estão ligadas. Um dos objetivos é que o aluno inicie sua vida profissional através da prestação serviços e desenvolvimento de projetos para empresas, entidades e sociedade em geral, mediante a supervisão dos professores.

Para Marcelo Rabello, coordenador do curso de Engenharia de Materiais, a empresa também tem facilitado o ingresso de estudantes no mercado de trabalho, proporcionado experiência prática e oportunizando novos conhecimentos nas áreas de gestão empresarial e relações interpessoais.

Os alunos de Engenharia de Materiais interessados em integrar a empresa devem ficar atentos, pois, segundo os membros da diretoria, a partir da terceira semana de agosto serão iniciadas as inscrições para seleção e preenchimento de 12 vagas para o cargo de assessoria.

(Aluska Araújo - Ascom/UFCG)

Data: 04/08/2010