Embrapa desenvolve sensor de toxidade da mamona em parceria com a UFCG

Em parceria com o Centro de Educação e Saúde (CES) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus de Cuité, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) está desenvolvendo um sensor para controle de qualidade da torta de mamona para uso em ração animal.

O trabalho está sendo coordenado pelo pesquisador da Embrapa Algodão, João Paulo Saraiva Morais, no Laboratório de Eletroquímica e Corrosão do CES, que possui equipamentos adequados à pesquisa. Em contrapartida, a Embrapa está disponibilizando uma bolsa de Iniciação Científica para um aluno do curso de licenciatura em Química do CES.

A torta de mamona é usada atualmente no Brasil apenas como adubo orgânico em hortas e jardins. Devido ao seu alto valor protéico, pode substituir a torta de soja como alimento animal, o que significaria barateamento de custos para o produtor rural e fabricantes de rações.

Substâncias tóxicas presentes nas sementes da mamona, entretando, dificultam o processo. Se não forem retiradas adequadamente, podem causar a morte do animal.

O aparelho desenvolvido pela Embrapa em parceria com a UFCG irá proporcionar a verificação da toxidade do produto por qualquer pessoa treinada para esse fim.

(Luciana Macedo - Ascom CES/UFCG)

Data: 04/08/2010