UFCG forma primeiras turmas do Programa de Expansão Institucional

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) realizará na noite desta sexta, dia 6, no campus de Cuité, a solenidade de colação de grau das primeiras turmas do Centro de Educação e Saúde (CES), resultantes do Programa de Expansão Institucional que deu origem aos campi de Sumé, Pombal e Cuité, além da criação de novos cursos em outros campi da UFCG.

Estarão colando grau estudantes dos cursos de Licenciatura em Química, Física, Matemática e Biologia. O paraninfo e homenageado das turmas concluintes é o professor Márcio de Matos Caniello, diretor do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) e ex-diretor do CES.

O reitor Thompson Mariz, atuais e ex-coordenadores de cursos do CES, além da comunidade acadêmica da instituição estarão presentes à cerimônia.

O evento acontecerá na casa de eventos Palace Show, em Cuité, e terá participação do Coral da UFCG "Coro em Canto", que executará o hino nacional, além de outras peças musicais. Na oportunidade, o vice-diretor do Centro, professor José Justino Filho, fará uma saudação ao professor Márcio Caniello, que receberá uma placa de homenagem por seu trabalho à frente da direção pro tempore do CES e pelo seu empenho para a criação do campus de Cuité.

Também na solenidade, será feita a entrega do prêmio Professor Thompson Mariz ao estudante Renato Silva Pereira, por ter tido o melhor desempenho acadêmico durante o semestre letivo 2010.1. O orador das turmas concluintes será o formando José Franscidavid Barbosa Delmino.

"É gratificante participar desse momento tão importante na vida destes alunos, principais beneficiários do processo de expansão da UFCG. Sabemos que temos nossa parcela de contribuição para a formação acadêmica destas pessoas. Promovemos a inclusão social de jovens, através da educação superior de qualidade levada ao Curimataú paraibano. A UFCG cumpre o seu papel, entregando ao mercado, profissionais que irão atuar para o desenvolvimento da região e do Estado", disse Caniello.

Para o reitor, a cerimônia marca a consolidação de um ideal, simbolizado nos diplomas de cada um dos concluintes. “Desde o início, essa era a nossa meta: ampliar e democratizar o acesso da população interiorana da Paraíba ao ensino superior público. Um desafio imensurável, que se justifica por momentos como este”, comentou.

Resultado de uma reivindicação da população das regiões do Curimataú e Seridó - na Paraíba, e Trairí - no Rio Grande do Norte, o campus de Cuité foi fruto do Plano de Expansão Institucional - PLANEXP da UFCG, tocado pela então Secretaria de Projetos Estratégicos. Além de Cuité, o plano proporcionou a criação de campi na cidade de Pombal e em Sumé - Região do Cariri, além da implantação de novos cursos em outros campi da Instituição.

O objetivo do Plano foi ampliar e democratizar o acesso ao ensino superior público, com a criação de novos cursos universitários e campi em regiões do estado da Paraíba onde existem os mais baixos níveis de escolaridade superior e baixos índices de desenvolvimento humano e econômico.

(Rosenato Barreto)

Data: 06/08/2010