topo_cabecalho
Adquiridos pela UFCG novos equipamentos para pesquisas de materiais

O valor investido foi na ordem de R$ 273 mil

 

Dois modernos equipamentos recentemente adquiridos pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) irão permitir o aprimoramento das pesquisas realizadas por vários programas de pós-graduação da instituição. O valor investido foi na ordem de R$ 273 mil, com recursos oriundos da Fapesq, CNPq e INCT.

 

“São equipamentos desenvolvidos com a tecnologia mais avançada disponível no momento, e de grande importância para a realização de estudos científicos”, explica a professora Laura Hecker, da Unidade Acadêmica de Engenharia de Materiais.

 

O Reômetro proporciona a flexível utilização em rotinas diárias de controle de qualidade, pesquisa e desenvolvimento, podendo ser fácil e rapidamente ajustado para atender demandas nos segmentos de petróleo, polímeros, tintas, alimentos, mineração, farmacêutico e cosméticos, materiais de construção, etc.

 

“Já o Analisador Dinâmico-Mecânico (DMA) é uma das mais importantes ferramentas de caracterização de polímeros, com medidas de módulo e tangente de perda ao longo do aquecimento”, disse a pesquisadora. Essa técnica permite aferir a variação da rigidez com o aquecimento do material; além de determinações de temperaturas como transição vítrea, relaxações secundárias, entre outras.

 

(Aluska Araújo - Ascom/UFCG)


Data: 09/08/2010