topo_cabecalho
Brasil encerra inscrições ao Edital em parceria com a Espanha

O Edital 046/2010 para financiar cientistas e pesquisadores com atuação em projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&d&I), visando à seleção de propostas no âmbito da Carta de Entendimento sobre Cooperação Científica e Tecnológica, assinada entre o CNPq e o Ministério da Ciência e Inovação (MICINN) da Espanha, encerra inscrições no próximo dia 12.

 

Os temas apoiados são Biotecnologia; Energias renováveis; Engenharia de processos; Nanotecnologia e Saúde e devem possuir relevância estratégica e apresentar, preferencialmente, contrapartida financeira de fontes nacionais ou internacionais. Serão investidos R$ 3 milhões oriundos do FNDCT/Fundos Setoriais – Ações Transversais em até 10 projetos, que receberão o valor máximo de R$ 300 mil. Parcela mínima de 30% dos recursos será destinada a projetos coordenados por pesquisadores vinculados a instituições sediadas nas regiões Norte, Nordeste ou Centro-Oeste.

 

O proponente deve ser brasileiro ou estrangeiro com visto permanente, residente no Brasil; possuir o título de doutor e experiência em projetos de cooperação internacional, ou qualificação preferencialmente equivalente à de pesquisador “categoria I” do CNPq; anexar os currículos do proponente e demais participantes brasileiros cadastrados na Plataforma Lattes, além dos currículos dos estrangeiros que fazem parte da equipe; possuir produção científica e tecnológica relevante nos últimos cinco anos, na área específica do projeto de pesquisa, e ter vínculo formal com a instituição de execução do projeto.

 

As propostas brasileiras devem ser encaminhadas ao CNPq exclusivamente via Internet, por meio do Formulário de Propostas Online , disponível na Plataforma Carlos Chagas ( http://carloschagas.cnpq.br/ ). O MICINN custeará despesas para a mobilidade dos integrantes da equipe espanhola e outros custos adicionais, de acordo com as suas normativas internas. Para mais informações sobre o Edital do lado espanhol deverá consulte: http://web.micinn.es

 

Para saber mais consulte o Edital: http://www.cnpq.br/editais/ct/2010/046.htm

 

(Assessoria de Comunicação do CNPq)


Data: 09/08/2010