topo_cabecalho
Edital promove a atuação conjunta entre Brasil e paises parceiros em projetos de pesquisa

Com o intuito de ampliar a cooperação entre o Brasil e paises parceiros e ainda promover o desenvolvimento de recursos humanos em ciência, tecnologia e inovação , o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) abre Edital para selecionar projetos conjuntos que visem apoiar atividades de pesquisa, no âmbito dos Convênios Bilaterais de cooperação científica e tecnológica internacional. As propostas que forem aprovadas serão financiadas com recursos do CNPq no valor global de R$ 3 milhões, oriundos do Programa de Capacitação de Recursos Humanos para Pesquisa, do PPA 2008/2011.

 

O apoio destina-se ao financiamento da mobilidade de cientistas e pesquisadores com atuação em projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, por sua relevância estratégica, os quais, preferencialmente, apresentem contrapartida financeira de fontes nacionais ou internacionais.

 

Os projetos de pesquisa apoiados devem ser exclusivamente desenvolvidos em parceria com grupos de pesquisa sediados nos países listados no Edital (Argentina, Bélgica, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Eslovênia, Estados Unidos, França, México, Portugal e Uruguai) e, preferencialmente, nos temas de interesse identificados de comum acordo, obedecendo à duração máxima especificada.

 

O pesquisador interessado deve possuir o título de doutor e experiência em projetos de cooperação internacional ou qualificação preferencialmente equivalente à de pesquisador “Categoria I” do CNPq, ser brasileiro ou estrangeiro com visto permanente, residente no Brasil, ter o seu currículo cadastrado na Plataforma Lattes , e ainda ter vínculo formal com a instituição de execução do projeto.

 

As propostas devem ser encaminhadas ao CNPq exclusivamente via Internet, por intermédio do Formulário de Propostas On line , disponível na Plataforma Carlos Chagas , até o dia 30 de Setembro.

 

Acesse no integra o Edital:

http://www.cnpq.br/editais/ct/2010/053.htm

 

(Assessoria de Comunicação do CNPq)


Data: 09/08/2010