Abertas as inscrições do Programa Professor Visitante do Exterior

Programa da Capes incentiva visitas de professores do exterior as instituições de ensino superior brasileiras

Com o propósito de incentivar visitas de professores do exterior as instituições de ensino superior brasileiras, até o dia 30 de setembro, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) está inscrevendo interessados em participar do Programa Professor Visitante do Exterior.

O concurso selecionará professores e pesquisadores atuantes no exterior, que possuam título de doutor, produção acadêmica relevante e cuja formação e experiência profissional representem uma contribuição inovadora para os cursos de doutorado brasileiros. Deste modo, a seleção dará preferência aos candidatos oriundos dos cursos de doutorado avaliados pela Capes, com notas 5, 6 e 7.

As visitas devem ter duração mínima de quatro e máxima de doze meses, com possibilidade de renovação por até um ano, mediante análise das atividades desenvolvidas. Nesse período, o docente deverá dedicar-se exclusivamente e em regime integral, às atividades acadêmicas e de pesquisa; ministrar cursos e conferências e participar da orientação de estudantes de pós-graduação.

Para auxiliá-lo no desempenho de suas atividades, a Capes oferece uma bolsa mensal, cujo valor varia de R$ 3.997,09 a R$ 8.905,42; passagem aérea internacional; e auxílio instalação, no valor de R$ 2 mil. As inscrições são gratuitas e feitas, exclusivamente, pela internet através do link: http://www.capes.gov.br/cooperacao-internacional/multinacional/pve.

Para se inscrever, os interessados devem escolher uma das quatro categorias oferecidas, sendo: Jovem Doutor - Título de Doutor obtido há menos de 5 anos; Doutor Júnior - Título de Doutor obtido há mais de 5 e menos de 8 anos, produção acadêmica relevante e compatível com os pesquisadores 1D do CNPq; Doutor Pleno - Título de Doutor obtido há mais de 8 anos, produção acadêmica relevante e compatível com os pesquisadores 1C do CNPq; Doutor Sênior - Título de Doutor obtido há mais de 8 anos, produção acadêmica compatível com os pesquisadores 1A e 1B do CNPq, status acadêmico em instituição de ensino superior ou pesquisa estrangeira semelhante ao de professor titular de universidades federais brasileiras.

A avaliação das candidaturas será feita em três etapas: Análise documental, verificação dos documentos pelos técnicos da CGCI; Avaliação ad hoc, análise do plano de trabalho proposto e emissão de parecer, com base nos critérios discriminados; e Priorização, avaliação do conjunto das propostas recebidas e os respectivos pareceres, priorizando as candidaturas.

De acordo com a Capes, o resultado da seleção será divulgado em novembro próximo e as atividades do programa deverão começar em março de 2011. Para ter acesso ao edital e mais informações sobre o Programa Professor Visitante do Exterior, clique aqui.

(Aluska Araújo – Ascom/UFCG, com dados da CAPES)

Data: 10/08/2010