Circo da Ciência da UFCG leva conhecimento às escolas de Cuité e região

Experimentos realizados nas disciplinas de Química, Física, Biologia e Matemática já levaram conhecimento a cerca de 1.600 alunos

Com o objetivo de difundir as ciências básicas entre alunos do ensino fundamental e médio do município de Cuité e cidades circunvizinhas, a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus de Cuité, desenvolve há mais de um ano o projeto de extensão Circo da Ciência, que é coordenado pela professora do curso de Licenciatura em Química do Centro de Educação e Saúde (CES), Marta Maria da Conceição.

Através de experimentos realizados de forma lúdica em disciplinas como Química, Física, Biologia e Matemática, o projeto já levou conhecimento a cerca de 1.600 alunos da cidade de Cuité, Nova Floresta, Picuí, Cacimba de Dentro, Barra de Santa Rosa, Coronel Ezequiel e Santa Cruz.

Além de experimentos, o projeto desperta o interesse dos alunos pelas disciplinas desenvolvendo jogos e demonstrações no Planetário Móvel, uma cúpula inflável de 7 metros de diâmetro e cerca de 4,8 metros de altura, que simula o céu. No seu interior, com auxílio de uma máquina que projeta os diferentes objetos celestes, é possível explicar aos alunos conceitos de astronomia.

A coordenadora do projeto, Marta Maria da Conceição, explica que o conhecimento científico na perspectiva do ensino está cada vez mais distante e desconectado da realidade dos alunos, especialmente aqueles de escolas públicas. “As concepções que os alunos têm sobre as ciências básicas são muito distorcidas e a maneira como a ciência é abordada na escola não prioriza a importância da sua contribuição na vida das pessoas. Desta forma, os alunos, em sua maioria, se desinteressam pelas ciências básicas”, declara.

Ela acredita que os experimentos demonstrativos ajudam a enfocar a atenção do estudante nos comportamentos e propriedades de substâncias. “Isso auxilia no aumento do conhecimento e da consciência do estudante”, revela.

Participam do Projeto Circo da Ciência, os professores Marisa de Oliveira Apolinário (Biologia), Heron Neves Freitas (Física) e Márcia Cristina Silva Brito (Matemática), além dos alunos bolsistas, Helen Priscila Ferreira de Souza e Micaéla Michele dos Santos, e os voluntários Nábila Raquel dos Santos, Felipe da Silva Lima e Isaac Félix.

(Gloriquele Mendes – Ascom/UFCG)

Data: 11/08/2010