topo_cabecalho
Prefeitura de Alagoa Grande homenageia professor da UFCG

 

Por seu trabalho e dedicação para a implantação de um pólo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) na cidade de Alagoa Grande, PB, o professor Rafael Rodrigues, do Centro de Educação e Saúde da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) foi homenageado pela Prefeitura daquela cidade com uma placa de Honra ao Mérito, na solenidade de instalação e aula-inaugural, realizadas no final da tarde dessa segunda-feira, 9. Os cursos são oferecidos pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

 

“Uma justa homenagem dos alagoagrandenses, reconhecendo e agradecendo publicamente a contribuição significante do professor-doutor Rafael para que este sonho se concretizasse”, registrou o prefeito municipal, João Bosco Carneiro Júnior.

 O Rafael, desde o primeiro edital do Ministério da Educação abrindo inscrições de propostas para UAB, mobilizou a sociedade e o poder público daquele município para a conquista de uma unidade de ensino superior. Em 2006, conseguiu aprovar o projeto para implantação de um pólo – sendo inviabilizado pelo poder público, da época, que alegou dificuldades para cumprir com a contrapartida do município.

 

O professor se disse emocionado e orgulhoso por ter contribuído com a Educação na cidade de Alagoa Grande. “Muito pouco o que fizemos, apenas cumprimos nosso papel de cidadão alagoagrandese e educador. Também sabemos que ainda temos muito para contribuir, por exemplo, buscando novos cursos e a integração da UFCG no processo”, comentou.

 

Foram iniciadas as aulas dos cursos de licenciatura em Pedagogia, Ciências Biológicas e Ciências Naturais, cada turma com 40 alunos – 20 deles, professores das redes públicas de Ensino. Em março do próximo ano, a UFPB estará ministrando os cursos de licenciatura em Matemática e Ciências Agrárias. Perfazendo um total de cinco cursos e 200 alunos.

 

UAB

 

A Universidade Aberta do Brasil é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso à formação universitária, por meio do uso da metodologia da educação a distância. O público em geral é atendido, mas os professores que atuam na educação básica têm prioridade de formação, seguidos dos dirigentes, gestores e trabalhadores em educação básica dos estados, municípios e do Distrito Federal.

 

O Sistema UAB fomenta a modalidade de educação a distância nas instituições públicas de ensino superior, bem como apóia pesquisas em metodologias inovadoras de ensino superior respaldadas em tecnologias de informação e comunicação. Além disso, incentiva a colaboração entre a União e os entes federativos e estimula a criação de centros de formação permanentes por meio dos pólos de apoio presencial em localidades estratégicas.

 

Ao plantar a semente da universidade pública de qualidade em locais distantes e isolados, incentiva o desenvolvimento de municípios com baixos IDH e IDEB. Desse modo, funciona como um eficaz instrumento para a universalização do acesso ao ensino superior e para a requalificação do professor em outras disciplinas, fortalecendo a escola no interior do Brasil, minimizando a concentração de oferta de cursos de graduação nos grandes centros urbanos e evitando o fluxo migratório para as grandes cidades.

 

 

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG - com dados da UAB)


Data: 11/08/2010