UFCG promove exibição de Beach Tennis neste sábado

Evento reunirá atletas de João Pessoa e Campina Grande

Com o propósito de divulgar o Beach Tennis em Campina Grande, a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) promoverá na manhã deste sábado, dia 14, a primeira exibição dessa modalidade esportiva na cidade. A apresentação acontecerá a partir das 8h no Complexo Esportivo da universidade, com entrada franca.

Segundo o professor Dione de Assis, chefe do Setor de Esportes da UFCG, por se tratar de um esporte de areia, o Beach Tennis vem se consolidando no litoral paraibano. “A universidade pretende incentivar essa prática esportiva em Campina. Para isso, estamos com um projeto de construir uma quadra de Beach Tênnis no nosso Complexo Esportivo no final deste ano”, destacou.

As regras do Beach Tênnis são parecidas com as do Tênis, porém, a raquete é um pouco maior que a de frescobol e a bolinha, mais leve que a de tênis. “Ele é uma mistura de tênis, vôlei de praia, badminton e frescobol”, explicou Dione.

A realização do evento é iniciativa do professor Marcilio Souto, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Foram convidados seis atletas de João Pessoa que praticam o esporte nas areias de Tambaú e alguns desportistas campinenses. “Em João Pessoa, já existe uma associação que congrega e apóia esses atletas. A intenção dos organizadores desse evento é também iniciar esse trabalho aqui em Campina Grande”, declarou.

O evento está sendo promovido pela Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários (PRAC), Coordenação de Apoio Estudantil e pelo Setor de Esportes da UFCG.

Histórico Esportivo

O Beach Tênnis foi criado em 1997, na província de Ravenna, na Itália, onde surgiu a primeira quadra, idealizada por Dott Bellenitti. Atualmente, existem cerca de 500 mil praticantes do esporte em mais de 66 países.

No Brasil, começou a ser praticado em 2008, na cidade do Rio de Janeiro e em outubro de 2009 foi criada a Confederação Brasileira de Beach Tênnis (CBBT).

Em relação às conquistas do esporte no país, Dione informou que atletas brasileiros já conquistaram um 3° lugar nos campeonatos mundiais de 2008 e 2009, além das medalhas de ouro masculina e feminina durante a Copa das Nações, em novembro do ano passado, no Caribe.

(Aluska Araújo - Ascom/UFCG)

Data: 13/08/2010