Exames da Olimpíada Brasileira de Física serão aplicados neste sábado

Evento recebe o apoio da UFCG que dispõe de dois professores na coordenação das atividades na PB

Na tarde deste sábado, 14, estudantes do nível médio e da última série do ensino fundamental estarão participando da 1ª etapa da Olimpíada Brasileira de Física (OBF). A informação foi repassada pelo professor Rafael Rodrigues, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e coordenador de divulgação do evento na Paraíba.

Ele explicou que a olimpíada é um programa da Sociedade Brasileira de Física (SBF) com objetivo de despertar e estimular o interesse dos alunos pela disciplina; proporcionar desafios; identificar estudantes talentosos em Física, preparando-os para as olimpíadas internacionais e estimulando-os a seguir carreiras científico-tecnológicas.

As provas da 1ª fase serão aplicadas pelos professores de Física, credenciados pela Coordenação da OBF, na escola onde o aluno estuda. “No horário das 13h às 17h, os candidatos estarão respondendo as questões de múltipla escolha que integram as provas dessa etapa”, declarou Rafael.

A OBF recebe o apoio de diversos institutos e departamentos de Física de Universidades Estaduais e Federais, a exemplo da UFCG que, além do professor Rafael, tem o professor Dr. Aércio de Lima Ferreira, do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) da universidade, ocupando o cargo de coordenador estadual da OBF.

Na opinião do coordenador de divulgação, a iniciativa é muito louvável, pois a partir da olimpíada, é possível identificar futuros talentos e oferecer apoio e orientação para o aprofundamento deles nessa área. “Além disso, é uma forma de buscar meios de aprimorar o aprendizado da Física na sala de aula e comparar o nosso ensino da com o de outros países, pois, os alunos vencedores disputarão versões internacionais da olimpíada”, afirmou.

Após a conclusão das provas, os professores credenciados poderão lançar as notas da 1ª fase no banco de dados da OBF até o dia 28 de agosto. A divulgação do resultado estará disponível a partir de 1º de setembro.

Os candidatos aprovados na 1ª fase estarão aptos a participarem dos exames da segunda etapa, os quais serão aplicados nas cidades de João Pessoa, Alagoa Grande, Campina Grande, Cuité, Patos e Cajazeiras no dia 25 de setembro. A última fase da OBF será concluída dia 30 de outubro com a aplicação de provas teórica e prática.

(Aluska Araújo – Ascom/UFCG)

Data: 13/08/2010