Exposição sobre Habitação de Interesse Social prossegue até dia 23 na UFCG

Mostra está aberta ao público no Hall da Biblioteca Central, campus de Campina Grande.

Aberta no último dia 5 de agosto, na Aula Inaugural do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), a exposição Habitação de interesse social: alternativas e desafios para o futuro vai ficar exposta ao público até o dia 23 deste mês, no Hall da Biblioteca Central, campus Campina Grande.

Entre os objetivos da mostra estão o de divulgar experiências bem sucedidas em habitação de interesse social no Brasil e no mundo, confrontando intervenções negativas e apresentar para o público especializado e leigo, alternativas viáveis em ações de habitação de interesse social.

Organizada em painéis que contextualizam o tema habitação de interesse social numa ordem cronológica dos fatos, a exposição apresenta experiências de habitação na Europa, principalmente em países atingidos pelas Guerras Mundiais, passando pela América Latina até chegar ao Brasil, apresentando programas realizados no período do Governo Vargas (anos 30-40), bem como no Regime Militar, enfatizando o plano de ações do banco Nacional de Habitação (BNH – anos 60-80).

Na mostra, o expectador também vai poder conferir programas de regularização fundiária em favelas do Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia, além de um estudo comparativo de um Bairro construído em João Pessoa.

A exposição Habitação de interesse social: alternativas e desafios para o futuro é uma realização do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFCG, em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil/Departamento Paraíba (IAB/PB) e Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia da Paraíba (CREA/PB).

(Gloriquele Mendes – Ascom/UFCG)

Data: 17/08/2010