topo_cabecalho
UFCG se integra a uma das maiores comunidades médicas virtuais do mundo

O UpToDate é uma fonte de referência clínica, concebida para dar, via internet, respostas atualizadas a questões de diagnóstico e tratamento

 

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) acaba de se integrar a uma das maiores comunidades médicas virtuais do mundo, formada por mais de 4 mil pesquisadores e 400 mil usuários em todo o planeta.

 

“O UpToDate é um fonte de referência clínica única, concebida para dar respostas atualizadas a questões de diagnóstico e tratamento”, explica o coordenador do curso de Medicina do campus de Campina Grande, Alexandre Marinho.

 

Segundo ele, os conteúdos são organizados por uma equipe de especialistas, visando integrar a melhor evidência medica com a melhor prática clínica, fornecendo recomendações práticas e cientificamente válidas. “O UTD abrange mais de 8.300 tópicos em 16 especialidades médicas e inclui mais de 97 mil páginas de texto ou gráficos e mais de 385 mil referências, além de extenso banco de dados de medicamentos, tendo seu conteúdo atualizado a cada quatro meses”, disse.

 

O UTD é também programa oficial para formação de academias e associações norte-americanas de varias especialidades e faz parte do treino e formação clínica em vários hospitais de renome dos EUA.

 

Consulta

 

O convênio entre o UTD e a UFCG é provisório (fase de experimentação) e permite o acesso da comunidade acadêmica através dos terminais de computadores do Hospital Universitário e do campus de Campina Grande, pela página http://www.uptodate.com/online/content/search.do.

 

Os usuários do serviço devem dominar o Inglês. Depois de escrever na janela de pesquisa um conceito simples, o sistema vai orientando o utilizador para aspectos mais específicos, mostrando as revisões disponíveis ou sugerindo perspectivas para o tópico, tais como tratamento ou diagnóstico.

 

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG)


Data: 25/08/2010