Ministério contrata consórcio para aplicação do exame em novembro

O Diário Oficial da União publicará nesta sexta-feira, 20, o extrato de dispensa de licitação do consórcio Cesgranrio/Cespe, que realizará o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010. O valor do contrato para aplicação e correção das provas corresponde a R$ 27,87 por estudante inscrito. A prova será aplicada nos dias 6 e 7 de novembro para 4,6 milhões de estudantes em todo o país.

Em relação ao contrato firmado no ano passado, depois da ocorrência do furto da prova e do adiamento do exame, houve um acréscimo de 28%. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) justifica que esse aumento se deve, sobretudo, à ampliação do número de inscritos neste ano, reforço na contratação de pessoal que funcionará como apoio nas unidades de aplicação e atualização monetária.

O Enem 2010 terá os mesmos moldes do exame aplicado em 2009. Os Correios, cujo contrato já foi assinado, ficarão responsáveis pela distribuição das provas. As policias militares, a Polícia Federal e as Forças Armadas estarão encarregadas da segurança no deslocamento das provas e o consórcio Cesgranrio/Cespe, pela aplicação e correção.

O único ponto ainda em aberto é a seleção da empresa que vai executar os serviços gráficos. Com a decisão da Justiça Federal de Brasília, a favor do recurso de uma das licitantes, o processo de licitação deve seguir o seu curso, com a avaliação in loco do quesito segurança, a ser elaborado pela Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica (ABTG) nas gráficas concorrentes, o que deve ocorrer nos próximos dias. O Inep reitera que o cronograma de execução da prova está sendo cumprido.

(MEC)

Data: 19/08/2010