Projeto desenvolvido na UFCG colabora com a efetivação e disseminação da Língua Espanhola

Desenvolvido desde abril deste ano, projeto beneficia alunos, comunidade acadêmica e sociedade.

O Brasil vem despontando nos últimos anos como uma importante potência no cenário mundial, o que faz necessário que seus profissionais, além de estarem capacitados em suas áreas de atuação, também falem fluentemente uma segunda língua. Desde 2005 foi promulgada a Lei 11.161, que dispõe sobre o ensino da Língua Espanhola nos estabelecimentos de Ensino Médio.

Na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), um projeto vem contribuindo para efetivar e disseminar o uso da Língua Espanhola junto aos alunos, comunidade acadêmica e sociedade em geral. Trata-se do projeto Língua Espanhola na comunidade: integrando a graduação à extensão, coordenado pelo professor Mizael Inácio do Nascimento.

Desenvolvido desde abril desde ano, o projeto conta com um aluno voluntário e dois bolsistas. O professor Mizael explica que a procura pela aprendizagem da Língua Espanhola é muito grande e que é preciso capacitar alunos para atender essa demanda.

“Com esse projeto, visamos integrar a comunidade à Universidade, contribuir com a melhoria da formação escolar humana dentro e fora da instituição, bem como auxiliar na formação sólida de professores de Língua Espanhola”, revela.

O professor lembra a importância da língua espanhola para as relações político-econômicas entre o Brasil, os países do Mercado Comum do Sul (Mercosul) e Espanha, que devem se estender também ao campo cultural.

Ele ressalta ainda que para atender a demanda da Lei que prevê o ensino de Espanhol nas escolas, é preciso antes ter professores capacitados. “Supõe-se que deveriam estudar Espanhol mais de 6 milhões de alunos, para o que seriam necessários mais de 200 mil professores. Esse é um problema ainda de difícil solução, isso porque existe um número ínfimo de professores de Língua Espanhola. Nosso projeto atua no sentido de contribuir com o preenchimento desta lacuna”, declara.

O projeto é financiado pela Programa de Bolsas de Extensão (Probex 2010), da UFCG, e será desenvolvido até o final deste ano. A turma é formada por 30 alunos e as aulas são ministradas na sala de reuniões da Central de Línguas, na Unidade Acadêmica de Letras do campus de Campina Grande.

(Gloriquele Mendes – Ascom/UFCG)

Data: 20/08/2010