topo_cabecalho
Diretoria Cultural da ADUFCG lança livros de docentes no projeto Hora da Prosa

A Diretoria Cultural da ADUFCG lançou no início da noite desta sexta, dia 20, mais dois livros produzidos por docentes da UFCG: Cativos da “Rainha da Borborema”, de Luciano Mendonça e A Cidade Revelada: Campina Grande em Imagens e Historia, de Severino Cabral Filho.

 

A iniciativa dá continuidade ao trabalho da entidade de disponibilizar o espaço do sindicato para que seus filiados possam lançar suas obras resultantes de dissertações, teses e pesquisas.

 

A adoção do nome Hora da Prosa foi tomada porque a iniciativa de divulgar a produção de associados da ADUFCG vem acontecendo, desde o mês de junho, logo após o encerramento da Hora da Poesia, numa parceria com os organizadores daquele evento.

 

Em junho foi lançada a Coleção História Social do Campesinato, do Programa de Ciências Sociais da UFCG, da Editora UNESP, do MPA e do NEAD/MDA, com a presença da professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFCG, Marilda Menezes.

 

Este mês o lançamento de livros de docentes terá como foco a divulgação do livro do professor do Curso de História Severino Cabral Filho, A Cidade Revelada: Campina Grande em Imagens e Historia. O livro é resultado de parte da tese de doutoramento do autor defendida junto ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPB.

 

Nele, Cabral trata da relação entre imagens, memória e história em Campina Grande entre os anos 1930-1950, e analisa processos de modernização aqui experimentados, chamando a atenção para as transformações materiais ocorridas na cidade assim como para os impactos de tais eventos nas sensibilidades, nos comportamentos, enfim nas formas de estar no mundo.

 

O docente afirma que Campina Grande, naquele período, foi um palco privilegiado onde se digladiaram o tradicional e o moderno, mas os desdobramentos desses embates nem sempre coincidiram com os desejos dos defensores das idéias modernizadoras.

 

Outro docente que também lançará sua produção na Hora da Prosa é Luciano Mendonça, do curso de História. Ele está lançando Cativos da “Rainha da Borborema”, que também é resultado da sua tese de doutorado defendida no ano de 2008, no Programa de Pós-Graduação em História da UFPE.

 

Segundo Luciano, o livro trata-se de um estudo, baseado em farta pesquisa documental e historiográfica, sobre a escravidão na Campina Grande do século XIX, a partir da trajetória de homens e mulheres que viveram a experiência social do cativeiro naquele município do agreste paraibano. Nesse sentido, o livro destaca as múltiplas formas que os africanos e seus descendentes articularam historicamente na “Rainha da Borborema” para fazer frente às agruras cotidianas do escravismo, através de movimentos de fugas, criminalidade e embates jurídicos com seus senhores e prepostos, constituindo assim no tempo uma cultura de resistência.

 

(Assessoria de Imprensa da ADUFCG)


Data: 20/08/2010