topo_cabecalho
Edital promove a atuação conjunta entre Brasil e países parceiros no âmbito da Colaboração Interamericana em Materiais – CIAM

O CNPq abre o Edital nº 54/2010 para projetos de pesquisa no âmbito da Colaboração Interamericana em Materiais – CIAM. Será a quinta chamada de propostas de trabalhos conjuntos de pesquisa, desenvolvimento e inovação na área de Ciência dos Materiais desenvolvidos em colaboração científica entre pesquisadores da Argentina, Brasil, Chile, Estados Unidos e México. As propostas que forem aprovadas serão financiadas com recursos do CNPq no valor global de R$ 1 milhão, oriundos do Programa de Capacitação de Recursos Humanos para Pesquisa, do PPA 2008/2011.

O apoio destina-se ao financiamento da mobilidade de cientistas e pesquisadores com atuação em projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, por sua relevância estratégica, os quais, preferencialmente, apresentem contrapartida financeira de fontes nacionais ou internacionais.

Nesta quinta chamada, será dada prioridade a projetos que envolvam pesquisadores de no mínimo três países, sendo um deles obrigatoriamente o Brasil, e, pelo menos, mais um país latino-americano.

 

Os pesquisadores brasileiros interessados em participar do CIAM deverão submeter suas propostas diretamente ao CNPq, seguindo as normas estabelecidas no referido Edital. Os parceiros estrangeiros deverão apresentar os projetos às instituições financiadoras participantes do Programa CIAM em seus respectivos países.

 

O pesquisador deve possuir o título de doutor e experiência em projetos de cooperação internacional ou qualificação preferencialmente equivalente à de pesquisador “Categoria I” do CNPq, ser brasileiro ou estrangeiro com visto permanente, residente no Brasil, ter o seu currículo cadastrado na Plataforma Lattes , e ainda ter vínculo formal com a instituição de execução do projeto.

 

As propostas devem ser encaminhadas ao CNPq exclusivamente via Internet, por intermédio do Formulário de Propostas On line , disponível na Plataforma Carlos Chagas , até o dia 21 de outubro.

Para mais informações, entrar em contato com a Coordenação de Cooperação Bilateral, da Assessoria de Cooperação Internacional do CNPq pelo e-mail: cocbi@cnpq.br .

 

Veja o edital em: http://www.cnpq.br/editais/ct/2010/054.htm

 

(Assessoria de Comunicação do CNPq)


Data: 20/08/2010