Material escolar deverá ter selo de segurança e qualidade

Paula tinha menos de cinco anos quando comeu metade de uma borracha cor-de-rosa, com aroma de morango. A mãe Ana Maria Sala Mantovanelli, 44, ficou apreensiva com a possibilidade de intoxicação. Para evitar sustos como esses, o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) vai exigir a certificação compulsória de todo o material escolar destinado a crianças de até 12 anos.

Os fabricantes terão um ano para se adaptar e os revendedores terão seis meses a mais para zerar o estoque. A expectativa do instituto é publicar a resolução no "Diário Oficial" da União até o final de setembro.

Produtos escolares importados representam hoje de 20% a 30% das vendas de material escolar no Brasil e também serão submetidos às regras brasileiras. "A decisão vai ajudar a indústria nacional, já que os produtos importados quase sempre são de qualidade questionável", diz Antônio Nogueira, presidente do Simpa, sindicato das papelarias.

(Folha.com)

Data: 24/08/2010