topo_cabecalho
Capes e instituição canadense assinam cooperação em modelagem matemática

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) firmou no dia 13 de agosto um termo de cooperação para uma iniciativa internacional em modelagem matemática de sistemas complexos. O documento foi assinado pelo diretor de Relações Internacionais da Capes, Sandoval Carneiro Júnior, e constitui uma parceria com o Mathematics of Information Technology and Complex Systems (Mitacs) do Canadá.

 

O principal objetivo do termo é estabelecer um acordo-quadro de colaboração entre as instituições, baseado no mútuo respeito e no reconhecimento de suas similaridades na capacitação de recursos humanos de alto nível. A Capes e o Mitacs lançarão, em breve, edital para apresentação de propostas, que serão avaliadas no Brasil e no Canadá por meio de revisão de pares.

 

Entre as modalidades de cooperação previstas estão workshops, projetos conjuntos de pesquisa nas áreas de interesse mútuo e mobilidade de estudantes. O acordo também prevê intercâmbio de jovens pesquisadores, pós-doutorandos, professores e pesquisadores sênior.

 

Saiba mais sobre o Mitacs.

 

(Capes)


Data: 26/08/2010