UFCG adquire mais um equipamento para laboratório de biomateriais

O difratômetro de raios-X custou R$ 290 mil e vai avaliar, quantificar e identificar estruturas cristalinas em materiais

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), através da Unidade Acadêmica de Engenharia de Materiais, acaba de adquirir mais um equipamento para o Laboratório de Certificação e Desenvolvimento de Biomateriais do Nordeste (Certbio).  Trata-se do difratômetro de raios-x, equipamento que avalia, quantifica e identifica estruturas cristalinas em materiais.

Financiado pelo Fundo Nacional de Saúde (FNS), o equipamento custou 290 mil reais. Em toda a UFCG, este é o terceiro equipamento deste tipo. A expectativa é que ele esteja em funcionamento em outubro.

De acordo com o coordenador do Grupo de Biomateriais, professor Marcus Vinícius Lia Fook, a chegada do difratômetro é fundamental para as atividades do laboratório.  “Somos um dos 14 laboratórios do Brasil que constituem a Remato, a Rede Multicêntrica de Avaliação de Implantes Ortopédicos. Com este equipamento de ponta, poderemos desempenhar com qualidade nossas atividades”, avalia.

Certbio

Inaugurado em 17 de junho deste ano, o Certbio foi financiado integralmente pelo Governo Federal, através do Fundo Nacional de Saúde, com recursos na ordem de R$ 2,9 milhões. O laboratório funciona em parceria com a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e fornecerá laudos técnicos mediante as demandas enviadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Os procedimentos realizados pelo laboratório na área de caracterização microscópica são: microscopia ótica, óptica e eletrônica de varredura. Quanto às caracterizações espectroscópicas serão feitas: difração de raios-X, infravermelho por transformada de Fourier, espectroscopia Raman e por energia dispersiva de raios-x. Além de procedimentos de cromatografia de fase líquida, análises térmicas e termomecânicas e análises de biocompatibilidade, através de ensaios tribológicos (atrito, fricção e desgaste).

(Gloriquele Mendes – Ascom/UFCG)

Data: 26/08/2010