topo_cabecalho
Programa seleciona projetos para cooperação com Portugal

Foi lançado nesta quinta-feira, 26, o novo programa de cooperação internacional Capes/IGC. A iniciativa seleciona projetos conjuntos de pesquisa entre instituições de ensino superior do Brasil e o Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC), de Portugal, com vistas à formação de recursos humanos de alto nível nos dois países. As inscrições vão até o dia 11 de outubro.

 

Os projetos selecionados devem ser das áreas de ciências biológicas, saúde e engenharias, nas especialidades mecânica, transporte e logística, aeronáutica espacial. A duração das atividades será de dois anos, prorrogável por mais um. As propostas devem estar vinculadas a um programa de pós-graduação avaliado pela Capes, preferencialmente com conceitos 5, 6 ou 7 e serem apresentadas por coordenador de equipe, detentor do título de doutor obtido há pelo menos 5 (cinco) anos.

 

Entre os benefícios para os participantes do intercâmbio científico estão previstos passagens aéreas internacionais, diárias para pesquisadores e bolsas para brasileiros em missão de estudos em Portugal.

 

Além do custeio de atividades correntes para a equipe brasileira no valor máximo de R$ 10 mil.

 

As inscrições são gratuitas e feitas exclusivamente pela internet mediante o preenchimento do formulário de inscrição. Para dúvidas e solicitações referentes ao formulário eletrônico, utilize o email bexeletronico.cgci@capes.gov.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. , assim como o telefone (61) 2022-6160.

 

A previsão é de que o início das atividades dos projetos e liberação dos recursos aconteça em janeiro de 2011. Acesse o edital.

 

(Capes)


Data: 26/08/2010