Estudantes secundaristas são recebidos na UFCG

Comitiva entregou ao vice-reitor, Edilson Amorim, documento com as principais reivindicações  do movimento estudantil

O vice-reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Edilson Amorim, recebeu na tarde desta quinta-feira, 26, em seu gabinete, uma comitiva formada por 20 alunos do ensino médio de escolas da cidade de Campina Grande. Capitaneados pela Associação Paraibana dos Estudantes Secundaristas (Ubes) eles entregaram um documento com as principais reivindicações  do movimento estudantil secundarista do país, para ser enviado ao MEC.

Parte das atividades alusivas ao Dia Nacional do Estudante Secundarista, o documento que está sendo entregue aos reitores das universidades federais, tem como principal reivindicação o acesso universal às universidades públicas. “Os alunos querem o fim do vestibular e o aumento de vagas, pois o processo não seleciona. Ele exclui o estudante.” defende Aline Leite, interlocutora dos secundaristas.

Edilson Amorim fez uma leitura dos movimentos estudantis e sua importância para a história da democracia brasileira. Também comentou as políticas públicas para o Ensino Médio e o quanto o governo federal tem avançado na ampliação da oferta de vagas nas instituições públicas e em políticas de assistência estudantil. “A universalização do acesso à universidade é um ponto no futuro. Mas a luta deve começar agora, reivindicando a valorização do nosso Ensino Médio”, salientou.

O vice-reitor debateu com os estudantes os pontos críticos do ensino médio, como a formação e a remuneração dos professores. “Além da qualificação e da valorização profissional, a segurança nas escolas públicas tem papel preponderante. As escolas ultimamente têm aparecido mais nas páginas policiais do que se destacado nos cadernos culturais”, comentou.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG)

Data: 26/08/2010