UFCG tenta firmar parceria com universidade espanhola

Iniciativa visa qualificar alunos e professores através de estágios e doutorado sanduíche

Com intuito de firmar uma parceria entre a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e a Universidade de Sevilha, o vice-coordenador do Doutorado em Matemática, professor Claudianor de Oliveira Alves, viajará à Espanha no período de 19 a 27 de setembro.

A ideia é firmar um intercâmbio para que professores e estudantes dos dois países possam realizar estágios ou doutorado sanduíche nas duas instituições. “A Universidade de Sevilha tem uma tradição muito forte e temos muitos projetos em comum que podem fortalecer a nossa pós-graduação”, ressalta Claudianor. A universidade espanhola foi fundada em 1505 e é a segunda maior do país, com cerca de 73 mil estudantes.

O professor explica que o contato entre as duas instituições vem sendo mantido desde 2008. “Através de congressos, os professores das duas instituições já vem conversando bastante sobre essa parceria. Inclusive, um professor nosso já esteve na Espanha e também já recebemos visita de um representante deles”, revela.

Outra medida adotada pela Unidade Acadêmica de Matemática e Estatística (UAME) para fortalecer a pós-graduação foi um projeto de intercâmbio científico submetido à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para realização de pós-doutorado para professores da unidade.  A expectativa é que o resultado saia em dezembro.

“Estamos muito confiantes. Todas essas ações que estamos fazendo só vêm corroborar o trabalho que está sendo realizado para qualificar os docentes, bem como fortalecer o ensino dentro da UFCG”, declara.

(Gloriquele Mendes – Ascom/UFCG)

Data: 30/08/2010