UFCG abre vagas para cursinho em Sumé na próxima segunda

Estão sendo oferecidas 100 vagas

Serão abertas na próxima segunda, dia 6, as inscrições para o Programa Pré-Vestibular (subprojeto do Programa Conexões de Saberes), do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da UFCG, campus de Sumé. Estão sendo oferecidas 100 vagas, destinadas a alunos que tenham concluído ou estiverem concluindo o Ensino Médio em escolas públicas, ou ainda, em escolas privadas, desde que tenham sido bolsistas.

As inscrições serão realizadas no período de 6 a 10 de setembro na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Gonçalves de Queiroz, em Sumé, nos horários de 8h às 12h e de 14h às 18h.

Para a inscrição, o candidato deverá preencher formulário específico (disponível no local de inscrição) e anexar a seguinte documentação: uma foto 3x4 recente; cópia do RG e do CPF; certificado de conclusão do Ensino Médio em escola pública; declaração de bolsista em escola privada; comprovante de residência e, caso o candidato seja menor de 18 anos, apresentar cópias do RG e CPF e declaração do seu responsável.

As aulas serão iniciadas no próximo dia 15 e acontecerão das 18h30min às 21h30min, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Gonçalves de Queiroz. Os candidatos serão selecionados mediante sorteio a ser realizado no dia 14 de setembro às 14h, no auditório do CDSA/UFCG. A lista dos selecionados será divulgada na página do Centro.

O objetivo do Pré-Vestibular é contribuir para a construção de políticas sociais afirmativas, viabilizando a ampliação das condições de acesso e permanência de jovens e adultos, oriundos de escolas públicas, na educação superior. Também visa contribuir para a formação acadêmica dos alunos universitários de origem popular; ampliar as possibilidades de acesso de jovens da escola pública à universidade; possibilitar ao público beneficiado a preparação científica e a capacidade de utilizar as diferentes tecnologias relativas às áreas de Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza e Matemática e Ciências Humanas, corrigindo distorções do ensino público; desenvolver o aprimoramento do aluno como pessoa humana, incluindo a formação ética e a autonomia intelectual, de modo a permitir que este continue aprendendo, de forma autônoma e crítica, em níveis mais complexos de estudos; contribuir para a ampliação da capacidade dos alunos de compreender criticamente as causas históricas que limitam o acesso à escola, aos benefícios e às decisões da sociedade em que vivem.

Outras informações podem ser obtidas através do telefone (83) 3353.1866.

Baixe o edital do Pré-Vestibular no endereço www.cdsa.ufcg.edu.br.

(Rosenato Barreto - Ascom CDSA/UFCG)

Data: 02/09/2010