Rede pública abriga quase 80% dos estudantes no Brasil, mostra IBGE

A rede pública de ensino responde por 78,1% dos estudantes brasileiros, segundo dados da Pnad 2009 (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), divulgada nesta quarta-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Nas regiões Norte e Nordeste essa proporção ultrapassa os 80%. No total do país, 55,2 milhões de estudantes estavam matriculados na rede pública no ano passado.

Dos estudantes matriculados na rede pública, 54,7% estavam em instituições de ensino municipais. Outros 42,9% eram da rede estadual, e 2,4% estudavam em colégios ou universidades federais.

Os estudantes da rede pública são maioria nos ensinos fundamental e médio. No ensino superior, a situação era bem diferente. A maior parte (76,6%) estava matriculada na rede privada.

Entre as crianças do maternal e jardim de infância, o IBGE aponta que 30,1% estavam na rede particular.

(Folha.com)

Data: 08/09/2010