topo_cabecalho
Divulgado calendário dos exames periódicos para servidores dos campi fora de sede da UFCG

Ao todo, 899 servidores dos campi de Cajazeiras, Cuité, Patos, Pombal, Sousa e Sumé deverão realizar o procedimento

 

Em fase de conclusão dos exames periódicos de saúde obrigatórios para os servidores do campus I, a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), através do Subsistema Integrado de Atenção a Saúde do Servidor (SIASS), divulgou o calendário de realização dos exames para os demais servidores da instituição.  Ao todo, 899 servidores dos campi de Cajazeiras, Cuité, Patos, Pombal, Sousa e Sumé deverão realizar o procedimento.

 

Antes da realização dos exames, o coordenador do SIASS, José Marcos Gonçalves Viana, e o responsável técnico pelos exames periódicos, Claudio Augusto, estão visitando os campi para apresentação do Sistema e esclarecimento dos exames a serem realizados.

 

De acordo com o calendário divulgado, os servidores do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA), em Sumé, serão os próximos a realizarem os exames. O período reservado para coleta de sangue será de 21 a 23 de setembro e os exames clínicos deverão ser realizados de 20 de setembro a 08 de outubro.

 

Em seguida, será a vez dos campi de Cuité, Cajazeiras, Sousa, Patos e Pombal. A coleta de sangue será feita em cada Centro. Já os exames clínicos serão realizados de acordo com a rede credenciada disponibilizada pela GEAP. No caso dos campi de Cuité e Sumé, os servidores serão atendidos pela rede de Campina Grande e os de Pombal deverão dirigir-se até a rede de Sousa.

 

A equipe de trabalho do SIASS irá visitar todos os campi para entrega dos kits para realização dos exames. Os servidores que optarem por não fazer os exames deverão assinar um termo de responsabilidade.

 

Os exames

 

A realização dos exames periódicos de saúde obrigatórios faz parte de uma nova política de atenção à saúde do servidor estabelecida pelo Governo Federal e prevista no Decreto Nº 6.856 e na Portaria Normativa Nº 4 da Administração Pública Federal. O objetivo é acompanhar o estado de saúde do servidor, prevenindo doenças relacionadas ou não ao trabalho, bem como identificar as condições laborais no setor público federal e traçar um perfil das doenças que mais acometem os servidores para que sejam desenvolvidas campanhas de prevenção e de minimização de riscos.  

A regulamentação dos exames periódicos prevê que, conforme a faixa etária e que a cada um ou dois anos, seja feita a avaliação clínica e exames laboratoriais como hemograma, glicemia, urina, creatinina, colesterol e triglicérides, TGO e TGP e citologia oncótica (Papanicolau), este último exclusivo para mulheres.  Para os servidores a partir de 45 anos, será obrigatório o exame oftalmológico. Já para os que ultrapassaram a faixa dos 50 anos, será feita a pesquisa de sangue oculto nas fezes (para ambos os sexos), mamografia (para mulheres) e PSA (próstata, para os homens).

Confira o calendário:

 

1. Centro de Desenvolvimento do Semiárido – CDSA (Sumé)

Coleta de sangue: 21/09 a 23/09

Exames clínicos: 20/09 a 08/10

 

2. Centro de Educação e Saúde – CES (Cuité)

Coleta de sangue: 28/09 a 01/10

Exames clínicos: 27/09 a 15/10

 

3. Centro de Formação de Professores - CFP (Cajazeiras)

Coleta de sangue: 27/09 a 08/10

Exames clínicos: 27/09 a 22/10

 

4. Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS (Sousa)

Coleta de sangue: 27/09 a 08/10

Exames clínicos: 27/09 a 22/10

 

5. Centro de Saúde e Tecnologia Rural – CSTR (Patos)

Coleta de sangue: 27/09 a 08/10

Exames clínicos: 27/09 a 22/10

 

6. Centro de Ciências e Tecnologia – CCTA (Pombal)

Coleta de sangue: 18/10 a 21/10

Exames clínicos: 18/10 a 29/10

 

(Gloriquele Mendes – Ascom/UFCG)


Data: 09/09/2010