Estudantes da UFCG são selecionados para fazer mestrado na França

Intercâmbio só foi possível após acordo entre o Laboratório de Pesquisa em Economia Aplicada, da UFCG, e o Instituto Nacional Politécnico de Grenoble, na França.

Através de um acordo firmado entre o Laboratório de Pesquisa em Economia Aplicada (Lapea) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e o Instituto Nacional Politécnico de Grenoble (INPG), três estudantes da instituição campinense terão a oportunidade de fazer mestrado na França.

São eles: Renally Souza Patrício, graduada em Economia, e Charles Cavalcante e Hélio Cavalcanti, graduados em Engenharia da Produção. Os três partirão para França neste mês de setembro e vão permanecer no país enquanto durar a pós-graduação, cerca de um ano e meio. Todos foram contemplados com bolsas do próprio instituto e farão um mestrado interdisciplinar com interfaces nas duas áreas, Economia e Engenharia de Produção

De acordo com a coordenadora do Lapea, professora Isabel Fontgalland, o INPG é uma referência em economia e engenharia de produção. Para ela, esse acordo firmado entre o instituto e a UFCG é um reconhecimento ao trabalho que o Laboratório vem desenvolvendo.

“Isso significa que nosso diretório de pesquisa atingiu a maturidade. Nossa ciência está conseguindo atingir os objetivos de pesquisa. Agora, nossa meta é firmarmos um convênio entre as duas instituições”, revela.

Pós-Doutorado

Neste mês de setembro, a professora Isabel Fontgalland, também está de partida. Ela irá cursar seu pós-doutorado na Universidade de Ohio, nos Estados Unidos. Ela permanecerá no país no período de um ano e meio. A linha de pesquisa na qual a professora irá trabalhar será Teoria dos Jogos e Economia Industrial.

Durante sua permanência nos Estados Unidos, o professor Carlos Antônio Andrade, vice-coordenador do Lapea, assumirá as atividades institucionais do laboratório.

Lapea

Criado em 8 de novembro de 2005,  o Lapea é um diretório de pesquisa registrado no CNPQ que tem por finalidade desenvolver pesquisas aplicadas à indústria e ao mercado de trabalho.  O grupo busca sua excelência através de pesquisas que têm por retorno publicações em anais de eventos ou revistas nacionais e internacionais.

Durante estes cinco anos de atuação, já passaram pelo Lapea 45 alunos dos cursos de Administração, Economia, Engenharia de Produção, entre outros. Atualmente, o diretório conta com dezoito estudantes, sendo doze de Economia e seis de Engenharia de Produção.

Para fazer parte do grupo é preciso participar de uma seleção realizada anualmente.

(Gloriquele Mendes – Ascom/UFCG)

Data: 13/09/2010