topo_cabecalho
Capes divulga amanhã resultado da avaliação da pós-graduação

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulga nesta terça, 14, os resultados da Avaliação Trienal 2007-2009 da pós-graduação stricto sensu (mestrados e doutorados). Um total de 2.718 programas (4.099 cursos) foi avaliado por cerca de 900 consultores.

 

A finalidade deste processo foi avaliar a pós-graduação de todo o país, com atribuição de notas. Os resultados fornecerão subsídios para a definição de planos e programas governamentais de desenvolvimento e investimentos no Sistema Nacional de Pós-Graduação.

 

Notas

 

A avaliação da pós-graduação stricto sensu, criada em 1976, é um instrumento de grande importância à concessão de auxílios, tanto por parte das agências de fomento nacionais, como dos organismos internacionais.

 

Os programas recebem notas na seguinte escala: 1 e 2, que reprovam o programa; 3 significa desempenho regular, atendendo ao padrão mínimo de qualidade; 4 é considerado um bom desempenho; e 5 é a nota máxima para programas com apenas mestrado. Notas 6 e 7 indicam desempenho equivalente ao alto padrão internacional.

 

O Ministério da Educação, por meio do Conselho Nacional de Educação, reconhece os resultados da Avaliação Trienal da Capes. É importante ressaltar que os cursos que não possuem a recomendação da Capes, não são autorizados pelo MEC e, por este motivo, não podem conceder certificados válidos de mestre e doutor.

 

 (Capes)


Data: 13/09/2010