Encontro de ex-alunos marca comemorações dos 30 anos do campus de Patos

Evento começa na próxima quinta, dia 16.

Uma grande confraternização, envolvendo várias gerações de estudantes, está sendo prevista para acontecer a partir da próxima quinta-feira, dia 16, quando tem início, em Patos, o 1º Encontro de Ex-Alunos (ENCEA 2010) do Centro de Saúde e Tecnologia Rural (CSTR) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). São aguardados cerca de 300 ex-alunos.

A programação, que se estende até o sábado, dia 18, também marca a comemoração dos 30 anos de criação do campus de Patos e prevê a realização de palestras, mesas redondas e minicursos, além de exposições e atividades culturais e sociais.

A maioria dos minicursos e palestras serão ministrados por ex-alunos. “São profissionais que estão atuando em diversos campos, a exemplo de órgãos do governo, empresas particulares e em instituições de ensino. Nosso intuito é realizarmos o encontro dos egressos e atuais alunos e demonstrarmos a importância do campus na formação de várias gerações de profissionais”, revela o diretor do CSTR, Paulo Bastos.

A abertura oficial do evento será às 8h10min no auditório Paulo Facin. com palestra sobre A importância do campus de Patos no contexto regional, proferida pelo reitor da UFCG, Thompson Mariz.

Confira programação:

Dia 16 de setembro

7h50 – Descerramento da placa comemorativa com benção ecumênica (Pe. Evandro Romero Correia, Pt. Shislaider e Profa. Joedla Rodrigues de Lima)

8h10 min - Abertura - Tema: Importância do Campus de Patos no Contexto Regional

Palestrante: Reitor Thompson Fernandes Mariz

8h 30min às 9h15min – Mesa Redonda : O Papel Social do Profissional

Coordenadora: Verônica Medeiros da Trindade Nobre

Palestrantes:

Elias Virgínio Filho (Engenheiro Florestal)

Prof. Clebert José Alves (Médico Veterinário)

Prof.. Mariza de Oliveira Apolinário (Bióloga)

Prof.. Inácio de Andrade Torres (Odontólogo)

9h15min às 10515min – Debate

10h15min às 10h30min – Intervalo

10h30min às 12h  – Experiências dos egressos

Inscritos antecipadamente
Coordenadora: Profa. Assiria Nóbrega

12h – 14h – Intervalo para almoço

14 h – 14h45min – Mesa Redonda: Interação Universidade Comunidade

Coordenador:  José  Anchieta de Assis
Palestrantes:

Prof. Alcivan Paulo de Oliveira  (Engenheiro Florestal)
Profa. Alana Candeia de Mélo (Engenheira Florestal)

Francisco Nogueira (Médico Veterinário)

Irenaldo Pereira de Araújo (ASA)

14h45min às 16h – Debate

16h – 18:00 h – Mostra CSTR :Interação entre cursos

Local: Pátio do CSTR

Dia 17 de setembro

08h às 12 h – Minicursos

- A prática da Defesa Sanitária Animal (Plinio Leite Lopes – Médico Veterinário – MAPA)

- Exame e diagnostico dos principais distúrbios fermentativos e traumáticos do sistema digestório de ruminantes (Prof. Francisco Leydson Feitosa – Professor UNESP)

- Manejo de Cavalos Atletas ou não Atletas (Dacio de Castro Dias – Médico Veterinário)

- Controle de Verminose de Caprinos e ovinos  (Profa. Márcia Medeiros de Araújo)

- Sistema Brasileiro de Inspeção – SISBPOA (Maria da Nóbrega- Médica Veterinária – MAPA)

- Sistemas Agroflorestais como Ferramenta para Recuperação de Áreas Degradadas (Elias de Melo Virginio Filho – Engenheiro Florestal)

- Compostagem (Profa. Patricia Carneiro – Engenheira Florestal)

- Banco de sementes como indicadores ecológicos da recuperação de áreas degradadas (Profa. Assiria Maria Ferreira da Nóbega Lúcio)

- Eucalyptus: Mitos e Verdade (Edmilson Moreira Leite - Sec. de Agricultura/BA)

- Potencial das plantas medicinais da Caatinga e demonstração de remédios caseiros (Prof. Maria das Graças Veloso Marinho /UFCG)

- Aplicação do planejmaneto participativo em unidades de produção da agricultura familiar (Vladimir Scheneider Guedes/COONEP)

12h às 14 h – Intervalo para almoço

14 h às 17h – Mostra CSTR: O CSTR vai à comunidade

Local – Praça Getúlio Vargas

Exposição, banda de música e confraternização.

Dia 18 de setembro

- Churrasco de confraternização

Local: Sede Social da ADUF – Patos-PB

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG)