UFCG celebra 30 anos de criação do campus de Patos

Reitoria foi instalada no CSTR. Programação especial inclui encontro de ex-alunos

Dando início às comemorações dos 30 anos de criação do campus de Patos, o reitor Thompson Mariz instalou nesta quinta, dia 16, a Reitoria da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) na sede da Direção do Centro de Saúde e Tecnologia Rural (CSTR), naquela cidade.

Às 9h, durante a abertura do I Encontro de Ex-alunos (ENCEA), o reitor anunciou, como presente à comunidade acadêmica do CSTR, a aquisição de um ônibus de 50 lugares, para deslocamento dos estudantes em atividades de campo, além da assinatura da ordem de serviço, no valor de R$ 600 mil, para a construção de uma Central de Laboratórios.

Diante de um auditório completamente lotado, Mariz apresentou, em sua palestra, números que revelam o impacto econômico e social em municípios de pequeno e médio porte com a instalação de um campus universitário, com a elevação em cerca de 30% da receita fiscal.

“Para se ter uma idéia, o orçamento anual do CSTR é da ordem de R$ 20,6 milhões, equivalente a 25% do orçamento da prefeitura local. Só a folha de pagamento, de R$ 14,8 milhões, corresponde a 42,8% dos gastos da prefeitura com pessoal”, observou.

Thompson citou ainda a importância da instituição para a auto-estima da população patoense, “levando o nome da cidade pelo país afora, através da excelência de seus cursos de graduação e pós-graduação e de suas pesquisas científicas”, disse.

Os cursos do campus de Patos têm se destacado em recentes avaliações, a exemplo do Enade, que atribuiu conceito 4 ao curso de graduação em Medicina Veterinária, e do Inep, que reconheceu o de Ciências Biológicas também com conceito 4 (Muito Bom).

O curso de Engenharia Florestal recebeu quatro estrelas na avaliação realizada pelo Guia do Estudante da Editora Abril, cujo resultado será publicado na edição 2011 do GE - Profissões Vestibular.

Na última terça, 14, a Capes publicou o resultado da avaliação trienal das pós-graduações, e os curso de mestrado e doutorado em Medicina Veterinária foram classificados como de alto nível de desempenho, recebendo nota 5.

O diretor do Centro, Paulo Bastos, atribui os bons resultados ao trabalho conjunto que vem sendo realizado, principalmente nos últimos seis anos. Ele falou também da satisfação de ter participado da instalação do campus de Patos desde o início. “Por isso, é grande alegria que sinto ao rever antigos colegas e ex-alunos e saber que estão construindo carreiras de sucesso pelo país afora, pondo em prática os conhecimentos aqui adquiridos”.

Da comissão organizadora do encontro de ex-alunos, o engenheiro florestal José Anchieta de Assis disse que o campus é resultado de uma construção coletiva. “E, como num ônibus coletivo, podemos olhar pelo retrovisor e ver tudo o que aqui aprendemos, ensinamentos científicos e de vida, que nos prepararam para a longa estrada que temos pela frente”, disse.

Durante a cerimônia de abertura do encontro, foi apresentado o livro Campus de Patos: Uma História de Sucesso, de Maria da Silva Ramalho, Tayanna Brena Leite e Rewena Ertha de Medeiros.

A programação do ENCEA prossegue nesta sexta, dia 17, com várias atividades. Confira:

Dia 17 de setembro

08h às 12 h – Minicursos

- A prática da Defesa Sanitária Animal (Plinio Leite Lopes – Médico Veterinário – MAPA)

- Exame e diagnostico dos principais distúrbios fermentativos e traumáticos do sistema digestório de ruminantes (Prof. Francisco Leydson Feitosa – Professor UNESP)

- Manejo de Cavalos Atletas ou não Atletas (Dacio de Castro Dias – Médico Veterinário)

- Controle de Verminose de Caprinos e ovinos  (Profa. Márcia Medeiros de Araújo)

- Sistema Brasileiro de Inspeção – SISBPOA (Maria da Nóbrega- Médica Veterinária – MAPA)

- Sistemas Agroflorestais como Ferramenta para Recuperação de Áreas Degradadas (Elias de Melo Virginio Filho – Engenheiro Florestal)

- Compostagem (Profa. Patricia Carneiro – Engenheira Florestal)

- Banco de sementes como indicadores ecológicos da recuperação de áreas degradadas (Profa. Assiria Maria Ferreira da Nóbega Lúcio)

- Eucalyptus: Mitos e Verdade (Edmilson Moreira Leite - Sec. de Agricultura/BA)

- Potencial das plantas medicinais da Caatinga e demonstração de remédios caseiros (Prof. Maria das Graças Veloso Marinho /UFCG)

- Aplicação do planejmaneto participativo em unidades de produção da agricultura familiar (Vladimir Scheneider Guedes/COONEP)

12h às 14 h – Intervalo para almoço

14 h às 17h – Mostra CSTR: O CSTR vai à comunidade

Local – Praça Getúlio Vargas

Exposição, banda de música e confraternização.

Dia 18 de setembro

- Churrasco de confraternização

Local: Sede Social da ADUF – Patos-PB

(Marinilson Braga e Kennyo Alex - Ascom/UFCG)