UFCG vai analisar propriedades petrofísicas da bacia do Rio do Peixe

Convênios com a Petrobras no valor de R$ 2,2 milhões permitirão instalação de laboratório e atividades de pesquisa

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) irá realizar estudos sobre as propriedades petrofísicas da bacia do Rio do Peixe, no Sertão paraibano. O trabalho, previsto para durar três anos, será financiado através de dois convênios firmados recentemente entre a universidade e o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Petrobras, no valor de R$ 2,2 milhões.

Os recursos, segundo o professor José Agnelo Soares, da Unidade Acadêmica de Mineração e Geologia, serão utilizados na instalação do Laboratório de Petrofísica da UFCG e em atividades de pesquisa e desenvolvimento.

“Os convênios ampliam a perspectiva de atuação da UFCG na área de petróleo e gás, pois permitem que a universidade passe a oferecer produtos tecnológicos no ramo da exploração deste importante recurso energético”, explica o professor, que coordena os convênios.

A petrofísica estuda as propriedades físicas e químicas que indicam a ocorrência e o comportamento de rochas, petróleo e fluido, através da aferição da porosidade, saturação e permeabilidade da reserva.

Segundo o pesquisador, o laboratório estará capacitado para desenvolver análises das propriedades físicas de minerais e rochas e poderá apoiar outros projetos de pesquisa geológica e geofísica da Petrobras, principalmente na região Nordeste, “além de beneficiar vários cursos da universidade, a exemplo dos de Engenharia de Minas e de Engenharia de Petróleo”, completou.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG)

Data: 17/09/2010