topo_cabecalho
Pesquisa da UFCG aborda uso de ligas com memória de forma em cirurgias cardíacas

Dissertação do médico Basílio Serrano foi defendida na última sexta, 17

 

Ligas com memória de forma para procedimentos cirúrgicos na cardiopatia foi tema de dissertação defendida na última sexta-feira, 17, no Programa de Pós-graduação em Engenharia de Materiais da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

 

O trabalho de conclusão de mestrado do médico Basílio Serrano de Souza Filho investigou a influência de um tratamento superficial com laser nas características dessas ligas, incluindo as temperaturas de transição, microestrutura, textura e dureza.

 

Ligas com memória de forma são ligas que têm a habilidade de, após submetidas a uma deformação severa, retornarem à sua forma ou tamanho original mediante um procedimento térmico. As principais aplicações encontram-se na medicina, engenharia aeronáutica e robótica.

 

O estudo, orientado pelos professores Carlos José de Araújo e Laura Hecker de Carvalho, envolveu a utilização de ligas com memória de forma em material altamente estratégicos, como nos stents, em técnicas avançadas de caracterização como Difração de Raios X, Microscopia Eletrônica de Varredura, Detecção de Energia Dispersiva por Raios X, Rugosimetria e Calorimetria Diferencial de Varrimento, permitindo otimizar as características do produto com as condições corpóreas.

 

O coordenador do curso de Engenharia de Materiais, Marcelo Rabello, destacou a interação das engenharias e tecnologias com a Medicina, potencializando o desenvolvimento e melhorando a qualidade de vida. “Essa dissertação é mais um exemplo da importância da nossa engenharia, de como ela, interagindo com outras áreas de conhecimento, promove descobertas e aperfeiçoa instrumentos”, comentou.

 

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG)


Data: 20/09/2010