Prefeitura de Pombal propõe parceria com a UFCG

Após conversar com a comunidade acadêmica do Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar (CCTA), campus de Pombal - na sexta-feira passada, 17 -, o reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Thompson Mariz, participou de reunião com a prefeita municipal Pollyanna Feitosa e o prefeito de Brejo do Cruz, Francisco Dutra, quando reiterou o seu compromisso para com o desenvolvimento daquele município e cidades circunvizinhas. O encontro aconteceu no Centro Vocacional Tecnológico de Pombal, no período da tarde.

Propondo parceria para o pleno funcionamento de alguns equipamentos municipais, que necessitam de conhecimento técnico elevado, como a Usina Beneficiadora de Leite, a cozinha e panificadora comunitárias, a prefeita de Pombal falou da importância e da necessidade de interação com a UFCG. “Precisamos da universidade para qualificar a nossa equipe técnica e promover cursos de curta duração para a comunidade carente do município”, disse, ao apresentar o projeto ao reitor.

O centro vocacional, conectado à realidade local e regional, tem entre suas metas a inclusão social e o desenvolvimento dos arranjos produtivos do Semiárido paraibano. O projeto foi produzido pelos professores Alfredina dos Santos, Ricélia Marinho, Gustavo Sales, Kilson Pinheiro e Rosilene Agra, do campus de Pombal.

Também compôs a pauta, a viabilidade da criação de um loteamento residencial destinado aos servidores do campus de Pombal. A prefeita se comprometeu em consultar a Lei Orgânica e o Plano Diretor Municipal e ser uma das defensoras da proposta da associação da UFCG. Além dos autores do projeto, participaram da reunião o assessor especial Martinho Salgado e o diretor do CCTA, Roberto Clayton.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG)

Data: 20/09/2010