Evento promovido pela UFCG e UEPB vai discutir as ações do PET-Saúde da Família

Projeto atende cinco Unidades de Saúde da Família em Campina Grande nas seguintes áreas: Saúde da Criança, da Mulher, do Homem, Mental e promoção da Saúde

Nos próximos dias 23 e 24, quinta e sexta, profissionais de saúde, professores e estudantes estarão reunidos para discutir as ações de ensino, pesquisa e extensão do Projeto PET- Saúde da Família, desenvolvido pelas universidades Federal de Campina Grande (UFCG) e Estadual da Paraíba (UEPB), Secretaria Municipal de Saúde de Campina Grande, com financiamento dos ministérios da Saúde (MS) e da Educação (MEC). O evento será realizado no Auditório de Psicologia da UEPB, no horário das 13h às 21h.

Em atividade desde abril deste ano, o projeto PET- Saúde da Família objetiva promover a integração ensino-serviço na reconstrução de novas práticas para as equipes de Saúde da Família de Campina Grande, que visem o cuidado integral e humanizado no âmbito da Atenção Básica da saúde.

O programa é desenvolvido em cinco comunidades atendidas por Unidades de Saúde da Família, nos bairros de Bodocongó, Pedregal, José Pinheiro, Velame e Malvinas. Em cada um desses bairros atua um grupo PET, desenvolvendo atividades nas áreas: Saúde da Criança, da Mulher, do Homem, Mental e Promoção da Saúde, respectivamente.

Em uma parceria inédita, alunos, professores e os profissionais de saúde atuam juntos para promover a Atenção Integral a Saúde das pessoas atendidas pelas unidades. Ao todo, o projeto envolve 12 professores, pesquisadores (dos quais 6 são bolsistas), 150 alunos (dos quais 60 são bolsistas e 90 voluntários) e 30 trabalhadores em saúde (todos recebendo bolsas).

“Esse projeto é de suma importância porque visa à formação de alunos e profissionais qualificados para atender no serviço público. Com a inclusão e engajamento dos trabalhadores de saúde no projeto, o trabalho flui e é realizado de forma multidisciplinar, promovendo muitas trocas de experiências”, explica a coordenadora do PET- Saúde da Família e professora da UFCG, Juliana Sampaio.

As atividades do projeto PET-Saúde da Família serão desenvolvidas até março de 2011. “Com o término do projeto, as ações ainda continuam. Por isso, a inclusão e pagamento de bolsas aos profissionais destas unidades no projeto, para que eles continuem desenvolvendo tudo o que foi implantado e passem adiante o que foi aprendido, desde a organização do processo de trabalho até a implantação e acompanhamento de ações de promoção à saúde”, explica.

Para mais informações, acesse: http://pet-saudedafamilia.blogspot.com

(Gloriquele Mendes – Ascom/UFCG)

Data: 21/09/2010