Inscrições para Doutorado Pleno no Exterior vão até dia 27

As inscrições para a bolsa de Doutorado Pleno no Exterior vão até o dia 27 de setembro. A bolsa destina-se a candidatos de comprovado desempenho e potencial acadêmico, cujos projetos não podem ser realizados total ou parcialmente no Brasil e que se dirijam a instituições estrangeiras de notória excelência, excetuando-se aquelas situadas na Alemanha, cuja candidatura é orientada por edital específico.

O processo seletivo visa conceder até cem bolsas, com vigência a partir do segundo semestre de 2011, segundo as disponibilidades orçamentárias, observando-se o início do ano acadêmico 2011/2012 nas respectivas instituições de destino.

O candidato interessado na bolsa deve realizar a inscrição, exclusivamente via internet, até a data limite. Além disso, a candidatura deve ser apoiada por tutor que obrigatoriamente seja doutor, docente ou pesquisador no Brasil. Ao fazer o cadastro, devem ser anexadas as documentações indicadas no edital e preenchidos os formulários disponíveis no site. Entre os benefícios da bolsa estão mensalidade, auxílio deslocamento, auxílio instalação, seguro saúde e taxas escolares.

Processo seletivo

O processo seletivo consistirá de cinco fases consecutivas: verificação da consistência documental, análise do mérito, entrevistas, priorização e resultado final. Todas as fases têm caráter eliminatório e as duas últimas têm, inclusive, caráter classificatório. A duração inicial da bolsa de doutorado é de, no máximo, doze meses. A renovação ficará condicionada ao desempenho acadêmico satisfatório do estudante, de modo que a duração total da bolsa não ultrapasse 48 meses, com vigência até o mês da defesa da tese.

Confira o edital.

(Capes)