PEASA ministrará curso sobre Plano de Negócios no campus de Sumé

Programa vai atuar em vários campi da UFCG

O Programa de Estudos e Ações Para o Semiárido (PEASA) da UFCG iniciou uma agenda de visitações a vários campi da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), que resultará em novas ações do PEASA em projetos de desenvolvimento sustentável no agronegócio da agricultura familiar, na cultura e no ecoturismo do Semiárido paraibano, bem como em educação contextualizada.

Uma reunião foi realizada nesta terça, 21, no Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da UFCG, campus de Sumé, entre a coordenação do PEASA e a direção do CDSA e integrantes do Núcleo de Produção Agropecuária do CDSA - NUPAGRO.

Participaram da reunião o coordenador geral do PEASA, Vicente de Paulo Albuquerque Araújo; o coordenador adjunto, Rossino Almeida; o diretor do CDSA, Márcio Caniello e equipe de professores e integrantes do NUPAGRO. Na ocasião, Vicente Albuquerque apresentou os projetos e atividades do PEASA, enfocando as ações que o Programa poderá desenvolver em benefício do CDSA, estreitando mais ainda a cooperação técnica existente entre os dois órgãos. Para Caniello, a parceria é de fundamental importância para o desenvolvimento de ações voltadas para a área de atuação do Centro.

Uma primeira atividade do PEASA no CDSA já foi marcada para o próximo dia 15 de outubro, quando o coordenador do Programa de Estudos e Ações Para o Semiárido ministrará um Curso sobre Plano de Negócios, junto com a Incubadora Tecnológica de Campina Grande, da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba, destinado aos integrantes do NUPAGRO/CDSA e coordenações de cursos. Os conhecimentos adquiridos pelo NUPAGRO serão repassados a professores e alunos do CDSA.

Entre as ações propostas pelo PEASA nos vários campi da UFCG está a realização de cursos, consultoria, elaboração e participação em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação, atividades em comunidades ou assentamentos rurais, entre outras. Uma próxima reunião está agendada para o dia 7 de outubro, nos Campi de Patos e Sousa.

(Helda Suene - Asscom Peasa/UFCG)

Data: 22/09/2010