Aluno da UFCG é selecionado para fazer doutorado na Alemanha

A realização do curso foi possível através de um convênio de cooperação internacional entre o CNPQ e o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico.

André Dantas Germano, pós-graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) está de malas prontas. Ele partirá para a Alemanha, no próximo dia 03 de outubro, para cursar doutorado na Universidade Técnica de Munique (TUM). O estudante desenvolverá seu trabalho numa linha de pesquisa voltada para a Engenharia Elétrica de Alta tensão.

Todo o curso, com duração de quatro anos, será custeado através de um convênio de cooperação internacional firmado entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD). Antes do início do doutorado, previsto para começar em março, André participará de um curso para aprender o idioma alemão. Durante o curso de alemão, todos os bolsistas receberão alojamento, seguro saúde e um auxílio mensal em dinheiro

O estudante explica que a escolha para cursar doutorado na Alemanha veio no decorrer da conclusão do seu mestrado. “Utilizei em minha dissertação muitas referências de trabalhos produzidos pela universidade Alemã, inclusive, do professor Josef Kindersberg, que será meu orientador. Sem falar que a instituição é uma referência na área", revela.

Com a divulgação do edital lançado pelo CNPQ, André conseguiu realizar seu sonho. “Estou muito ansioso. Tenho certeza que essa formação internacional contribuirá muito para o meu desenvolvimento profissional. E espero ter acesso aos conhecimentos e estudos produzidos por lá”, declara.

Mestrado

André Dantas Germano concluiu seu mestrado na Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da UFCG, com o trabalho Análise da degradação de isolamentos poliméricos, cujo objetivo foi analisar e propor melhorias nas redes de distribuição de energia elétrica. A dissertação foi orientada pelo professor Edson Guedes da Costa.

(Gloriquele Mendes – Ascom/UFCG)

Data: 22/09/2010